CI

Sementes incrustadas de forrageiras traz vantagens na formação do pasto

Ideia da incrustação é fazer com que cada semente viabilize uma planta comercial


Sementes da série Gold, incrustadas, resultado de uma tecnologia de ponta com boa germinação e vigor.

O objetivo da incrustação é fazer com que cada semente viabilize uma planta comercial. Com a incrustação, é possível alterar e potencializar as características físicas e fisiológicas das sementes, tais como germinação, vigor, uniformidade, limpeza e formato.

A principal vantagem da utilização desse tipo de sementes é a possibilidade de o produtor utilizar-se de sementes puras e de alta qualidade. O Grupo Matsuda, tradicional na produção e comercialização de sementes de forrageiras tropicais para pastagens, é pioneiro na comercialização de sementes incrustadas, resultado de uma tecnologia de ponta com boa germinação e vigor. A incrustação das sementes Série Gold Matsuda, é uma tecnologia de aplicação de material organomineral nas sementes, juntamente com o polímero e fungicida. Há ainda a opção de se aplicar também o inseticida.
 
Além disso, os produtores que trabalham com Integração Lavoura-Pecuária – ILP ou Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF ou utilizam esses materiais forrageiros apenas como fonte para formação de palhada no Sistema de Plantio Direto, encontram nas sementes Série Gold Matsuda, qualidade sanitária, ou seja, isenta de importantes nematoides, que poderiam afetar a produtividade de suas lavouras, como: Heterodera, Pratylenchus e.Meloidogyne.
Essa tecnologia está disponível para sementes das espécies de Brachiaria brizantha cv. Marandu, cv. MG-4 e cv. MG-5 Vitória), B. decumbens, B. humidicola cv. B. Humidícola e cv. Llanero, B. ruziziensis e Panicum maximum (cv. Áries, cv. Mombaça e cv. Tanzânia-1, cv. Atlas, entre outros).

Outra vantagem apresentada pelas sementes incrustadas da série Gold Matsuda, é que a película que envolve as sementes apresenta a característica de ser semipermeável, o que impede a absorção de água pelas sementes, quando a disponibilidade for pequena no solo, como acontece em caso de chuvas pequenas ou mesmo nas primeiras chuvas após um longo período de seca. Isso evita que a semente inicie o processo de germinação e morra por falta de umidade. O polímero é útil também em caso de excesso de chuva, onde cerca de 4% das sementes morrem durante a germinação, porque a quantidade de água absorvida é alta e muito rápida, deixando as células túrgidas, que podem romper a parede celular, provocando a morte das sementes.

Nesse, caso o polímero regula a velocidade e a quantidade de água absorvida, evitando assim o problema. A incrustação proporciona também maior segurança para as pessoas que irão manusear as sementes, pois os tratamentos com produtos químicos como inseticidas e fungicidas não ficam expostos, evitando também eventuais danos ao meio ambiente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.