CI

Setor algodoeiro terá curso de capacitação de caldeireiro

Curso será realizado na fazenda Bom Jesus, na Serra da Petrovina (no Km 125 da BR-364)


Na próxima terça-feira (26 de maio), Pedra Preta - tradicional região produtora de algodão, situada no Núcleo Regional Sul - vai receber o curso de capacitação de caldeireiro.  Oferecido pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), em parceria com a Eba Consultoria Empresarial, o curso tem como público-alvo os colaboradores que realizam atividades de caldeiraria para manutenção e/ou construção de componentes mecânicos de máquinas e equipamentos industriais (em algodoeiras) e agrícolas.

"Trata-se de um curso inédito no nosso programa de treinamento e capacitação de mão de obra das unidades produtoras de algodão, e sua realização vem atender a uma demanda do setor algodoeiro", comenta Gustavo Piccoli, presidente da Ampa e do IMAmt, ressaltando a importância dessa iniciativa.

O caldeireiro é o profissional responsável por executar o traçado de peças em material de aço carbono, inox, cobre, alumínio e chapa de ferro, entre outros, utilizando ferramentas como compasso, régua, transferidor, trena, punção, nível e prumo de centro, conforme as medidas, ângulos, larguras e diâmetros especificados em desenhos técnicos. Além disso, é ele quem corta, dobra, monta e faz o acabamento em peças traçadas.

O curso a ser oferecido pela Ampa e pelo IMAmt, com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), tem como objetivo proporcionar conhecimento e habilidade aos participantes de modo que estejam preparados para desenvolver atividades de caldeiraria na manutenção e/ou construção de componentes mecânicos de máquinas e equipamentos industriais (algodoeira) e agrícolas, dentro dos padrões de segurança, eficiência e qualidade.

O conteúdo programático inclui:
-Introdução ao traçado: ângulos e figuras geométricas;
-Planificação de caldeiraria;
-Desenvolvimento de traçados cilíndricos e curvas;
-Tecnologia metalúrgica;
-Princípio de corte e dobra de metais;
-Calandragem de chapas;
- Exercício prático de caldeiraria

O curso será realizado na fazenda Bom Jesus, na Serra da Petrovina (no Km 125 da BR-364), do dia 26 de maio a 5 de junho, no horário de 8 às 11h30 e de 13h30 às 17h. As inscrições podem ser feitas com o assessor técnico do Núcleo Regional Sul, Edenilson Souza, através dos telefones 66-9670.9526 e 9962.5572, ou por email: [email protected], e também com o assistente Roni Lima: 66-9942.5464 – [email protected]
Depois de Pedra Preta, Campo Verde (Núcleo Regional Centro) será o próximo a receber o curso de capacitação de caldeireiro, no período de 2 a 12 de junho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.