CI

Sistema de bombeamento de água com energia solar gera economia em propriedades rurais do Espírito Santo

Os agricultores interessados podem fazer um cadastro junto à Secretaria de Agricultura


As bombas da linha anauger solar têm sido uma alternativa viável para obtenção de água para agricultores da região de Itapemirim/ES. Os produtores rurais, que antes sofriam com o tempo constantemente seco, hoje possuem água em abundância, graças a essa solução criada pela Anauger. O acesso à tecnologia foi concedido por meio de um projeto da Secretaria de Agricultura de Itapemirim, através de um cadastro e análise de situação dos agricultores e pecuaristas. “É uma grande oportunidade de levar a força da tecnologia fotovoltaica a trabalhadores que precisam muito desse recurso. Estamos muito honrados em fazer parte de um projeto que beneficie muitas pessoas, promovendo economia e facilidade em suas rotinas”, diz o diretor comercial da Anauger, Marco Aurélio Gimenez.
 
Os agricultores interessados podem fazer um cadastro junto à Secretaria de Agricultura e, após análise da necessidade e situação, é feita a doação de um kit do sistema anauger solar (com placa fotovoltaica, bomba e driver). A estimativa é de que dois mil produtores rurais recebam o produto, gratuitamente. Como é o caso de Eliseu Coutinho, produtor de leite da região de Piabanha do Norte,  um dos primeiros a utilizar o equipamento por meio do projeto. “Abasteço minha caixa d’água e consigo hidratar minha criação de mais de 25 cabeças de gado. Não conhecia o sistema anauger solar,  mas fiquei impressionado, pois consegui economizar mais de 20% de energia elétrica em minha rotina”, diz.
 
Outro agropecuarista que se beneficiou do sistema é Gelson Motté Carvalho, da Comunidade de Afonso. Ele abastece além de sua residência, mais duas casas vizinhas (de seus filhos) e consegue oferecer água limpa e potável para sua criação de gado de leite. “A estiagem é difícil para nós. Já hoje, consigo facilmente mais de 4 mil litros de água todos os dias sem agredir o meio ambiente”, conta.
 
O secretário de agricultura de Itapemirim, Luciano Henriques, conta que a ideia do projeto veio de uma necessidade da região. “A população sofreu muito com a seca no ano passado e, diante da demanda,  começamos a buscar alternativas para ajudar os agricultores. E, pelo fato de a energia também ter encarecido, achamos as placas fotovoltaicas a solução perfeita”, diz Henriques.
 
O representante da Anauger na região, Sergio Lentini Junior, destaca o potencial desse projeto. “Ficamos felizes em poder promover a ponte entre um produto tão inovador  e sustentável como o da Anauger e os produtores rurais que necessitam de uma solução que viabilize o acesso à água de forma econômica , para suas atividades”, diz Lentini.  Josiel Nascimento Coelho, proprietário da empresa Agrosolo, que forneceu os itens à Secretaria de Agricultura , por meio de uma licitação,  destaca a confiabilidade do produto. “Os agricultores da região tinham uma carência que o produto conseguiu suprir perfeitamente. Além do que, a Anauger é uma empresa de grande tradição e confiabilidade”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.