CI

Soja: campanha reduz em mais de 50% aplicações de defensivos no Paraná

Sojicultores também conseguiram retardar primeira aplicação de inseticidas na lavoura


A campanha Plante Seu Futuro, promovida pela Secretaria da Agricultura do Paraná, revela que o uso de inseticidas caiu mais de 50%, nas 148 unidades pesquisadas que contam com assistência técnica permanente. Criada em 2013, a iniciativa busca conscientizar o sojicultor sobre o uso excessivo de defensivos agrícolas.

Conforme secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, além de reduzir o uso de agroquímicos, os produtores também conseguiram adiar a primeira aplicação de inseticidas. “Isso significa que o agricultor assistido por um técnico está gastando menos com a compra desses produtos, o que eleva sua renda em relação aos demais e o auxilia na prática de uma agricultura mais sustentável”, destaca Ortigara.  

Os produtores inseridos na campanha realizaram a primeira aplicação no 63° dia após emergência das plantas. Já os demais pulverizaram as lavouras no 23º, conforme Instituto Emater. O número médio de aplicações de inseticidas, que atingiu cinco vezes na média das propriedades rurais do Estado, foi de 2,3 vezes nas unidades assistidas, durante o ciclo todo de desenvolvimento da soja. Os resultados foram divulgados pelo governo paranaense nesta terça-feira (24.03). 

No Paraná, a colheita da soja já passou de 3,325 milhões de hectares, totalizando mais de 66% da área plantada de 5,071 mi/ha. Os trabalhos, porém estão atrasados em relação ao mesmo período da safra 2013/14, quando 74% da área já havia sido colhida. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.