CI

Soja 2014/15: Imea revisa projeção

Nesta segunda estimativa área e produção foram revisadas para cima, em função de ganhos espaciais em Paranatinga


Nesta segunda estimativa área e produção foram revisadas para cima, em função de ganhos espaciais em Paranatinga

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a sua segunda estimativa para a safra de soja 2014/15, no Estado. Os números trazem uma leve correção para cima nas perspectivas de área e produção em relação ao que havia sido projetado em maio.


A elevação foi necessária, como explicam os analistas do órgão, em função da intenção de ganho especial observada em Paranatinga, município a 368 quilômetros de Cuiabá e conhecido pela atividade pecuária. A conversão de pastagem degradada em lavouras levou a estimativa para um volume global de 8,80 milhões de hectares, ante 8,67 milhões da primeira projeção, ganho de cerca de 1,5%.

Na nova área de 251,9 mil hectares para temporada 2014/15, em Paranatinga, aumenta a projeção da região sudeste, a qual pertence o Município, para 1,9 milhão de hectares, impactando sobre a área de Mato Grosso.

Os analistas explicam que a estimativa da produtividade ainda é incerta, mas o Imea projeta que sejam alcançadas 52,4 sacas/hectares, impactando sobre a produção, que está sendo reestimada para 27,68 milhões de toneladas, um acréscimo de 377 mil toneladas em relação ao projetado na primeira estimativa divulgada em maio, em virtude do acréscimo na área de Paranatinga.


SAFRA 2013/14 – Na última segunda-feira o Imea também divulgou uma nova revisão sobre a safra 2013/14 de soja em Mato Grosso. O único município que apresentou alteração em seus dados foi Paranatinga. A produtividade média do Estado recuou levemente para 51,9 sc/ha ante a produtividade de 52 sc/ha prevista no último relatório divulgado em maio. Com isso, a produção do Estado encerra a safra 2013/14 com um volume de 26,29 milhões de toneladas, representando um acréscimo de 254 mil toneladas em relação ao previsto na última estimativa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.