CI

Avicultura brasileira busca ampliar exportação de ovos

Produtores de ovos brasileiros começam, em maio, a cumprir um planejamento audacioso para ampliar as vendas ao exterior


Produtores de ovos brasileiros começam, em maio, a cumprir um planejamento audacioso para ampliar as vendas ao exterior. A estratégia é qualificar a produção com a adoção de boas práticas de manejo para conquistar a habilitação do Ministério da Agricultura (Mapa). Hoje, apenas oito empresas no Brasil têm o aval.

A proposta organizada pelas associações Gaúcha de Avicultura (Asgav) e Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) começa com um workshop, no Rio Grande do Sul, para apresentar detalhes dos mecanismos para se tornar exportador. Segundo o presidente da Abef, Francisco Turra, há espaço para habilitar mais empresas. "O setor está organizado internamente, mas é necessária uma ação conjunta para desobstruir mercados."

No encontro, será detalhado o Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes do Ministério da Agricultura (Mapa), que tem um capítulo específico para o setor de produção de ovos. "A intenção é atender especialmente às exigências da União Europeia (UE), para onde não exportamos ainda", diz o secretário executivo da Asgav, Eduardo Santos.

O bloco importa 800 mil toneladas por ano do produto. Atualmente, as oito empresas brasileiras habilitadas embarcam 34,17 toneladas para dez países, entre eles Emirados Árabes e Angola. Em parceria com a Apex Brasil, serão realizadas ações de divulgação do segmento em feiras, revistas, sites, conferências e eventos como a Copa do Mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.