CI

Soja na várzea: Produtores gaúchos colhem produtividade e qualidade

Soja promove melhoria da lavoura


Considerada uma das melhores opções de alternância com o arroz, a soja promove melhoria da lavoura, como estruturação do solo, limpeza de plantas daninhas, plantio no cedo (setembro e outubro) e uma relação custo/benefício vantajosa para o produtor. Hoje, esta rotação tomou proporção comercial com bom retorno financeiro e abriu mercado para a cultura do grão na metade Sul do Rio Grande do Sul. Por conta disso o orizicultor agora inclui a soja em seu planejamento.

“A soja vem para complementar a produção e viabilizar o plantio de arroz. Com esta rotação no planejamento, a safra gaúcha de arroz ganha espaço e produtividade”, explica Eduardo Goulart, agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Bayer CropScience.

De acordo com dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a soja ocupou 302.579 hectares de várzea no Rio Grande do Sul na safra 2013/14. A cada safra, aumenta a área de várzea destinada ao cultivo de soja, e a oleaginosa vem se firmando como uma opção viável e rentável aos produtores da região orizícola do Estado.

Existem vários cuidados no cultivo de soja na várzea, como a escolha das variedades, onde tolerância ao encharcamento de solo é a principal característica buscada. “Para o agricultor ter produtividade com as duas culturas é preciso entender tanto de irrigação na cultura do arroz quanto a drenagem de solo na cultura da soja”, finaliza Goulart.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.