CI

SP: em evento, Embrapa lança livro sobre hortaliças para agricultura familiar

Público estimado de 30 mil pessoas também poderá conferir no estande da Embrapa diversas soluções tecnológica


Embrapa lança na 12ª Edição da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), que acontece de 31 julho a 2 de agosto, em Lençóis Paulista (SP), o livro "Produção de Hortaliças para Agricultura Familiar", que reúne informações sobre as boas práticas agrícolas em cada etapa da cadeia produtiva, desde a produção de sementes até a comercialização. Outra novidade na área de hortaliças é a apresentação do Grupo de Caixas Embrapa, recentemente lançado pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) para facilitar a comercialização e reduzir as perdas de produtos. "O grupo é composto por quatro caixas de diferentes tamanhos, as embalagens são paletizáveis e, por isso, facilitam o transporte em empilhadeiras", explica a pesquisadora Rita Luengo.

O público estimado de 30 mil pessoas também poderá conferir no estande da Embrapa diversas soluções tecnológicas para aprimorar a produção pecuária e tecnologias da informação aplicadas à agricultura.

Os participantes da Agrifam vão conhecer o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), a forrageira Guandu BRS Mandarim, o Sistema para Análise de Risco de Desenvolvimento de Resistência Parasitária a Anti-helmínticos em Ovinos (SARA) e o programa de transferência de tecnologia Balde Cheio. Todas essas soluções serão demonstradas pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP).

Entre as soluções tecnológicas voltadas à informatização no campo, será apresentado o Agritempo, um sistema de monitoramento agrometeorológico gratuito disponível para celulares e tablets que usam a plataforma Android. Para o pecuarista, foi desenvolvido o Invernada, um sistema de apoio ao planejamento da produção de bovinos de corte que auxilia nas estimativas de produtividade de pastagens, qualidade de forragem, pastejo seletivo, otimização de dietas e alternativas para crescimento dos animais.

Outras tecnologias da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) na feira são a Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec), que permite o acesso gratuito a informações e resultados de pesquisas relacionadas a produtos como arroz, feijão, cana-de-açúcar, milho, trigo, agronegócio do leite, banana, mamona, entre outros, e o acervo digital da Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura), que reúne informações on-line sobre tecnologias produzidas pela Embrapa.

Palestras

A Embrapa promoverá também um conjunto de palestras com conteúdos técnicos relacionados a: água na produção agropecuária, manejo intensivo de pastagem e saneamento básico rural, proferidas por pesquisadores e técnicos das Unidades. O objetivo é disseminar informações tecnológicas que promovam, junto aos agricultores, a adoção de boas práticas na condução da propriedade e, como consequência, melhoraria na produtividade e na rentabilidade.

Livraria Embrapa

Os visitantes da feira poderão adquirir obras técnico-científicas editadas pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.