CI

Syngenta: plataforma garante aumento de mais de 50% na produtividade de grãos

Sojicultor conseguiu colher 98 sacas/ha


Um desafio lançado pela Syngenta, há um ano, confirmou aumento de mais de 50% de produtividade nas lavouras de soja, milho e trigo da metade Sul do Brasil. Ao todo, 1,5 mil produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul aceitaram integrar em suas propriedades a plataforma PIN – Produtividade Integrada - que reúne soluções para o cultivo destes grãos. Destes, 140 atingiram média superior a 50% em produtividade em relação aos índices do IBGE, DERAL e SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento). Por hectare, os líderes de produção chegaram a colher 98 sacas de soja, 265 de milho e 106 de trigo. 

Em evento promovido pela Syngenta, a empresa celebrou os resultados alcançados com as soluções integradas junto aos produtores durante cerimonia de premiação na Praia do Forte, em Mata de São João, na Bahia, no sábado (04.07). Antes de anunciar, os vencedores, o diretor da Unidade de Negócios Sul da Syngenta, João Paulo Zampieri, fez um balanço e explicou o trabalho realizado ao longo deste período. 

Sustentado em três pilares: inovação, tecnologia e assistência técnica, o PIN acompanhou, por meio de uma equipe técnica, todas as fases da produção agrícola desde as condições de solo e clima até a colheita. Além da utilização de sementes e defensivos da Syngenta, o acompanhamento no campo foi fundamental para garantir este aumento de produtividade, destacou Zampieri.

“Somado ao nosso portfolio, o pacote tecnológico incluiu agricultura de precisão e assistência técnica que culminou em um resultado excelente neste primeiro ano do PIN. Por isso, eu acredito que em cinco anos, nos vamos chegar a um novo patamar de produtividade no País devido a esta contribuição da Syngenta”, frisou. 

Por meio da plataforma, os produtores obtiveram ganho expressivo de produtividade sem expansão de terras e ainda reduziram o número de aplicações de defensivos na lavoura. O diretor da Unidade de Negócios Sul da Syngenta ressaltou que nas áreas do PIN, o manejo correto garantiu o controle de doenças e pragas como a ferrugem asiática, por exemplo.

Sistema garantiu produção recorde de grãos

O produtor Fernando Henrique Rupp, em Campos Novos (SC), conseguiu colher 265 sacas de milho por hectare. Por meio do sistema “Mais Maiz”, destinado ao grão, Rupp destacou os  resultados obtidos em 30 hectares da lavoura. “Esse ano surpreendeu o resultado do milho. O trabalho foi fundamental desde a escolha da semente, uso de insumos até o acompanhamento técnico”, comemorou. A média de colheita era de 205 sacas por hectare.

Líder da maior produtividade de soja, o produtor João Dirceu Hartmann, de Cafelândia (PR), colheu 98 sacas de soja após ter aderido ao sistema para oleagionosa da Syngenta “Acelera IBP”. “Eu consegui chegar a estes resultados devido a grande assistência técnica que tive aliada a utilização correta dos produtos, mas sem está solução integrada à gente não conseguiria colher esta soja recorde”, brindou. 

Produtor em Vacaria (RS), região tradicional para o cultivo do trigo, Cremilson Carra atingiu ganhos de 106 sacas por hectare dentro da solução “Trigold”. “Devo os bons resultados que alcancei na última safra ao bom trabalho que realizei em conjunto com os técnicos da Syngenta”, ressaltou. Carra colhia em média 65 sacas por hectare e adiantou que na próxima edição do PIN irá reservar todos os 300 hectares para aderir a plataforma.

Confira a entrevista concedida pelo diretor da Unidade de Negócios Sul da Syngenta, João Paulo Zampieri, no evento realizado na Praia do Forte, na Bahia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.