CI

Tamanho da safra de trigo vira polêmica na Argentina

Analistas privados discordam de números oficiais


Há uma verdadeira polêmica na Argentina envolvendo as estimativas oficiais e privadas acerca da produção de trigo desta temporada. O ministro da Agroindústria daquele país, Ricardo Buryaile, garante que a safra de trigo 2016/17 alcançou 18,3 milhões de toneladas. O resultado seria nada menos que 62% superior à safra anterior, com superfície semeada de 6,36 milhões de hectares.

“Com este nível de produção, descontando 7 milhões de toneladas de uso interno, o saldo exportável seria de 11 milhões de toneladas, segundo o ministro. Os dados oficiais não foram aceitos e geraram surpresa junto aos analistas privados”, alerta a Consultoria Trigo & Farinhas.

Adrián Seltzer, da Ganar SA, disse que “é estranho que todos os analistas privados, consideremos que a produção tenha ficado entre 15 e 16 milhões de toneladas, uma diferença próxima a 15%”. Martín López, analista da BCBA (Bolsa de Cereais de Buenos Aires), confirmou que, para a Bolsa, a safra 2016/2017 de trigo foi de 15 MT, produto de uma área semeada de 4,7 milhões de hectares e de um rendimento médio nacional de 3.390 kg/ha. 

Em declaração ao Jornal La Nación, o diretor da Agro-Tecei Consultores Sebastián Olivero ironizou os números divulgados: “18,3 milhões de toneladas? E isso que houve geadas e seca no sudeste de Buenos Aires, se não fossem elas a administração Macri teria superado as 20 milhões de tons de trigo em seu primeiro ano”.

Para Gustavo López, diretor da consultoria Agritrend, trata-se de um erro imaginar que houve uma superfície semeada tão elevada. “Não houve tempo material para semear mais de 6 milhões de hectares, sobretudo pelo atraso que houve na safra de verão”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.