CI

Tecnologia é alternativa para melhorar a qualidade da carne e aumentar exportação

Necessidade de investimentos em tecnologia de manejo e produção


Produtores e representantes de empresas ligadas ao setor participaram na quinta-feira (27/11), do Seminário Estadual da Pecuária Paranaense. A troca de informação foi realizada no recinto de leilões da Sociedade Rural de Umuarama (SRU), no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega. O foco principal do evento foi à necessidade de investimentos em tecnologia de manejo e produção para elevar a região e o estado como exportador de carne de qualidade.

Conforme o zootecnista Armindo Barth Netoda Emater-PR, a pecuária de corte é o carro chefe para o desenvolvimento de Umuarama em macro região. Porém, como o Estado não tem condições de ser o maior produtor de gado, devido ao tamanho de área, o projeto é ser o melhor em qualidade de carne. “O mercado de exportação está em alta, comprando a carne de commodity entre U$ 4,5 mil por tonelada. Porém, a carne de qualidade é comprada a U$ 11 mil dólares a tonelada”, informou.

Mas, para isso acontecer, todos os personagens da pecuária precisam deixar sistemas antigos e falidos, para ingressar no novo panorama da pecuária de corte. “Mesmo com baixos índices de produtividade e pouco profissionalismo, a pecuária está em quarto lugar no Valor Bruto de Produção do Paraná. Isso mostra a força da cultura, mas precisamos investir”, falou Netoda.

A sacada do Paraná, perante outros estados, e ser conhecido como um Estado que produz qualidade e condições para exportação mundial. “Hoje, já temos um padrão de carne que não perdemos nada para Países afora. Essa carne de animais hiper precoces e que sai daqui da região é tão boa que nem lá fora acreditam. E essa carne não pode ser vendida a U$ 4 mil e sim a U$ 11 mil”, explicou o palestrante.

Netoda ressaltou que neste momento é que entram as cooperativas de carne, como a existente em Umuarama. Ele também apresentou como exemplo, cooperativa de Guarapuava, que está montando frigorifico para exportação. “A tendência é exportar, é ganhar dinheiro. Por isso é necessário focar na qualidade, reduzindo a média de idade do gado para abate”, contou.

Projeto - Conforme o zootecnista, o projeto do Paraná para melhorar a produção de carne tem uma projeção para os próximos 10 anos. O objetivo é oferecer ao mercado interno 40 mil toneladas de carne de qualidade e produzir 100 toneladas a mais para exportação. “Temos tecnologia para fazer 650, 750 quilos de carcaça por hectares/ano e vimos que isto é possível em Guarapuava. Seremos um grande exportador de carne com pouca área”, noticiou.

Mas para isto, é preciso mudar toda cadeia produtiva visando o aumento da renda e emprego. O entrevistado explicou que o pecuarista precisa começar a olhar o antes da porteira, como os insumos, ração, sêmen, sal, adubo e sementes. “Temos 79 frigoríficos com condições de abater bovinos. Cinco estão exportando, mas no começo do ano não tinha nenhum. Hoje há mais seis se credenciando para exportar. Está muito bom lá fora”, disse.

Atualmente, na produção tradicional, o boi vai para abate com 3 anos, quando atinge entre 15 e 16 arrobas. Já o novilho super precoce, produzido no Paraná, está indo para abate com onze meses e com peso médio de 17 arrobas. “Quanto mais rápido for o ciclo, maior será a produtividade e a rentabilidade do produto”, explicou o consultor e zootecnista Alex Santos Lopes da Silva. No momento, a arroba do boi está sendo cotada em média a R$ 140,00. No início de 2013, o preço não chegava a R$ 100,00.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.