CI

Tecnologia e sustentabilidade são chaves para sucesso da agricultura, diz Paolinelli na AgroBrasília

Sucesso da agricultura brasileira e mundial se baseia no uso de tecnologia


O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli ressaltou a necessidade de o setor agropecuário brasileiro prezar pelo uso intenso de tecnologias de ponta e técnicas de produção sustentáveis para perpetuar os bons resultados do campo. Durante palestra na AgroBrasília 2014, na tarde de quarta-feira (14.05) ele fez um balanço histórico da atividade no país e mostrou os desafios para o futuro. A crescente demanda mundial por alimentos e a cobrança do mercado consumidor por consciência ambiental exigem dos agricultores ainda mais qualidade e excelência no trabalho. As novidades expostas na Feira Internacional dos Cerrados e a mobilização do segmento produtivo contribuem para essas perspectivas.
 
“O sucesso da agricultura brasileira e mundial se baseia no uso de tecnologia. Mas atualmente, ou nós melhoramos nossa produção ou o mundo não vai ter comida suficiente. Se não houver uma elevação de produtividade, se não conseguirmos tirar mais dos recursos naturais sem degradá-los, o mundo não tem futuro”, apontou. Paolinelli indicou alguns pontos essenciais para o sucesso da atividade agrícola brasileira no futuro: produção integrada, pesquisa e organização do setor, por meio de associações e cooperativas. O evento contou também com a exposição de Antonio Licio, PhD em economia e ex-diretor do Ministério da Agricultura, e foi realizado pela Abrasgrãos (Associação Brasileira dos Produtores de Grãos), que aposta na união dos agricultores para promover o desenvolvimento no campo.
 
Apesar do grande desafio, Paolinelli confia na capacidade do produtor brasileiro e, principalmente, na abundância de recursos no país que podem e devem ser explorados também nas políticas públicas de apoio ao setor. Um dos investimentos indicados por ele é nas hidrovias para solucionar gargalos da questão logística. “Estamos convictos de que temos conseguido fazer crescer a cada ano a produção, melhorando as condições de sustentabilidade, produzindo alimentos melhores e mais baratos”, ressaltou.
 
Segundo Antonio Licio, as perspectivas quanto ao aumento da demanda por produtos agrícolas e os preços das commodities são positivas para o produtor rural brasileiro. “As projeções para o futuro são muito boas. O Brasil terá papel de destaque para suprir essa demanda por alimentos do mundo, com tecnologias para aumento de produtividade, irrigação, substituição de pastagens, entre outras”, informou. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, a demanda mundial de alimentos aumentará 20% nos próximos anos e o Brasil pode ser responsável por prover 40% dessa nova necessidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.