CI

Tecnologias de inclusão produtiva para atingidos por barragens na Amazônia

Representantes do MDA, MAB e BNDES se reúnem para tratar do projeto


Famílias atingidas por barragens que moram na região da Amazônia passarão a contar com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para melhorar a produção e garantir renda. Serão investidos R$ 40 milhões adquiridos por meio de Carta Consulta ao Fundo Amazônia. A previsão é de que o projeto entre em operação em abril de 2016. 

O secretário executivo substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Roberto Wagner, se reuniu com representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), na terça-feira (22), para dar prosseguimento a Carta Consulta do ministério ao Fundo Amazônia que financiará o projeto.

Na avaliação do secretário, nesta ação, o MDA representa a União ao se responsabilizar pela execução de um projeto socioeconômico e dar uma dimensão de política pública à iniciativa. “Esse projeto tem um contexto de política pública e atinge uma parcela da população que sofre com essas intervenções e que vai ganhar a oportunidade de mudar de vida”, explicou.

A ação vai trabalhar duas tecnologias sociais de inclusão produtiva: a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), metodologia para adequar diversos tipos de culturas com base agroecológica em diferentes regiões; e os tanques escavados, técnica utilizada na piscicultura.

Também está prevista no projeto a capacitação das famílias na utilização das tecnologias para que elas possam deem prosseguimento à ação.  “Vai ser uma política multiplicadora”, definiu o secretário.

A execução do projeto será feita por meio de chamadas públicas via Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA. O processo de aprimorar e monitorar o projeto ficará a cargo do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do ministério.

Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no Bioma Amazônia, nos termos do Decreto nº 6.527, de 1º de agosto de 2008.

Ascom/MDA

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7