CI

Tecnologias de irrigação para aumentar a produtividade

CNA apóia a criação da Frente Parlamentar de Irrigação


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA apóia a criação da Frente Parlamentar de Irrigação, lançada na quarta-feira, 1º de agosto, em cerimônia na Câmara dos Deputados. “O Brasil tem um potencial de 30 milhões de hectares de áreas irrigadas e só utiliza 5 milhões de hectares. Não podemos obstruir nosso potencial para produzir mais", defende a Presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu.

A Frente Parlamentar de Irrigação pretende criar uma Política Nacional de Irrigação. Nela, estarão descritas as ações para incentivar a ampliação da área irrigada e aumentar a produtividade agrícola no Brasil. Entre os incentivos criados estão novos descontos nas tarifas de energia elétrica cobradas em atividades de irrigação. A proposta também cria o Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação.

Segundo o Assessor Técnico da CNA, Nelson Ananias, a tecnologia de irrigação é um tema transversal, que pode ser trabalhado em diversas culturas. "A intenção da CNA é levar informação ao produtor rural para que ele aumente a sua produtividade e diversifique sua renda. Ao mesmo tempo, a CNA também investe em tecnologias que preservam os recursos hídricos. Temos atuado na área ambiental do Conselho Nacional de Recursos Hídricos para facilitar a discussão da parte de outorga do uso da água. A CNA está trabalhando para fomentar a utilização da tecnologia de irrigação dentro da propriedade rural brasileira", conta o assessor.

Em debate no Congresso

A irrigação no país é tema de destaques do Novo Código Florestal. Os debates devem ser retomadas neste mês de agosto. "A irrigação é reconhecidamente uma ferramenta para a preservação da biodiversidade e dos recursos florestais. E a CNA está acompanhando este assunto bem de perto", comenta Nelson Ananias, assessor técnico da CNA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.