CI

Tem início Curso de Produção Orgânica de Hortaliças e Frutas em Lajeado

Teve início na tarde da quinta-feira (29/09), no Jardim Botânico de Lajeado, um Curso de Produção Orgânica de Hortaliças e Frutas.


Teve início na tarde da quinta-feira (29/09), no Jardim Botânico de Lajeado, um Curso de Produção Orgânica de Hortaliças e Frutas. Voltado a feirantes e também a outros produtores que tenham potencial para desenvolver este tipo de atividade, a capacitação tem o objetivo de estimular os participantes para a adoção de um cultivo mais limpo, livre de agroquímicos e, consequentemente, mais saudável. O curso, que segue na próxima quinta-feira (05/10), é promovido pela Emater/RS-Ascar com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei).

O primeiro dia de capacitação foi dividido em duas etapas. Na primeira delas, o assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer, apresentou dados e estatísticas referentes ao uso de agrotóxicos no Brasil, promovendo ainda reflexões sobre cultivo racional e consciência ambiental. Ele também expôs alternativas para uma produção mais natural, que garanta "comida de verdade" e diversificada nas propriedades rurais. "Por meio da comercialização direta, a aposta no modelo também pode representar uma oportunidade financeiramente mais atrativa para os agricultores", analisa.

Para Schäfer, o consumidor tem mudado seus hábitos, optando por uma alimentação mais saudável. "E nada melhor para conquistar mais "mercados" do que uma relação de confiança, em que possamos falar com orgulho daquilo que produzidos", ressaltou. Em sua palestra a apresentação de conceitos, bem como a diferenciação entre termos e expressões como "agroecologia" e "produção orgânica" também foram enfatizados. "No fim das contas a adoção de cultivos mais "limpos" contribuem não apenas para a nossa saúde e de quem consome, mas também para que haja um maior equilíbrio ambiental", observou.

Na segunda parte, os participantes se deslocaram para a propriedade da produtora Rosane Sprandel, no bairro Moinhos D?Água, para a realização de uma atividade prática sobre compostagem laminar e fermento crioulo. Em linhas gerais, a expectativa dos agricultores, no que diz respeito ao curso, envolve a qualificação do manejo agroecológico que, em muitos casos, já vem sendo adotado, ao menos em partes. Para o produtor Leandro Lange que, há dois anos mantém uma propriedade no bairro Conventos ao lado do amigo Rafael Cunha, para o cultivo de alface, repolho, couve-flor, beterraba, cenoura e rabanete, entre outros, a meta é alcançar o selo que possa atestar os produtos como orgânicos.

Já o casal Elisa e Nestor Bender, também de Conventos, tem a intenção de ampliar o cultivo de olerícolas. Hoje, a pequena produção de salsa, brócolis e cenouras já tem sido muito bem recebida pelos consumidores. "Enxergamos aí um mercado em crescimento", pondera. Para a produtora Dorli Presser, do bairro Imigrante, vale a mesma lógica. A pequena horta em que cultiva morangos tem representado uma alternativa a mais de renda para a família - especialmente no caso dela, que trabalha na cidade. "Minha ideia é investir, futuramente, em hortaliças", afirma.

A atividade segue na próxima semana, quando serão abordados sistemas de cultivo e manejo para transição de olerícolas, com ênfase em controle de insetos praga e doenças, rotação de culturas, consórcio, plantas companheiras, atrativas e repelentes, programação para colheita e comercialização regular, caldas protetivas e produtos biológicos. Na ocasião também será realizada uma prática de produção de biofertilizante, com o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi. Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar local ou pelo telefone (51) 3714-3920.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.