CI

Temor agora é que Real se valorize na próxima safra

Analistas falam sobre perspectivas da temporada 2015/16



Há um temor de que o Real volte a se valorizar na época de colheita na próxima safra, o que seria o fenômeno inverso do que está acontecendo na safra atual. "Se o Dólar cair, seria uma tragédia para nos", afirmou Antônio da Luz, economista chefe da Farsul ao site
Agriculture.com.

Carlos Cogo, analista de mercado de Porto Alegre, concorda que a superfície de grãos não deve crescer na temporada 2015/2016. Mas acredita que a incerteza econômica deve trazer dificuldades aos produtores porque os insumos são precificados com base no valor do dólar.

“Está todo mundo nesta indecisão. Não sabem que ajustes vão colocar. Isso explica por que as vendas estão paradas em alguns casos”, observa. Ele destaca que desde a última safra o dólar subiu 29%. “Esses porcentual será repassado a todo o pacote de insumos dolarizados. Estou falando de pelo menos um reajuste de 30% num grupo que pesa 65% (no total dos custos)”, disse Cogo.


Questionado pelo Agriculture.com se pequenos produtores, um contingente gigante no Brasil, podem potencialmente apresentar um grande êxodo para áreas urbanas, José Carlos Hausknecht, sócio de Mendonça de Barros na MB Agro, negou que isto seja provável.

"Eu acredito que a agricultura está mais preservada nesta recessão. [um êxodo] pode acontecer em setores isolados. Mas os pequenos produtores são os mais protegidos pelo governo", diz Hausknecht. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.