CI

Teoria e mercado: vivência que somente a Semana Acadêmica possibilita

19° Semana Acadêmica de Agronomia


Aprendizado, organização, execução se resumem ao conhecimento adquirido pelos envolvidos durante uma semana acadêmica. Por esta razão a 19° Semana Acadêmica de agronomia deste ano de 2015, que ocorreu de 04 a 07 de maio e contou com a participação de mais de 350 alunos. Foi uma oportunidade, tanto para os organizadores quanto para os participantes, de melhorar e obter o conhecimento intelectual. Sendo um complemento e atualização, frente ao imenso volume de informações técnicas produzidas e disponibilizadas a cada ano nos mais diversos meios de comunicação. Ou seja, é uma oportunidade de interação dos acadêmicos com outros profissionais.

O Presidente da Agronomia, Eduardo Brugnera faz seu comentário sobre o evento e agradece - “Realizamos a XIX Semana Acadêmica da Agronomia com muito sucesso. Oferecemos palestras de qualidade para os acadêmicos da UPF e de outras instituições da região e em troca os participantes nos brindaram com espaços de diálogo ricos em questionamentos e debates. Desta forma nos sentimos orgulhosos de nossos colegas e temos a certeza de dever cumprido para com nossos sócios do Diretório Acadêmico. Muito obrigado a todo público participante que, sem dúvidas, engrandeceu nosso evento”.

A 19° Semana Acadêmica de Agronomia contou felizmente com um numero expressivo de alunos. Em contato com profissionais renomados que palestraram, os mesmos puderam debater sobre assuntos da área agronômica e sanar dúvidas. Os profissionais passaram para quem os assistia informações coerentes e importantes. “Foi gratificante verificar a ótima organização do evento e o envolvimento dos estudantes da UPF na Semana Acadêmica, tanto na organização como na audiência. As palestras foram acompanhadas por um público de bom número e com boas perguntas sobre os temas. No geral, a XIX SACA foi um evento importante para divulgar conhecimentos relacionados à Agronomia, com temas relevantes e palestrantes reconhecidamente competentes nas suas áreas de atuação” salienta Lucas Carvalho Basilio de Azevedo, Professor do Instituto de Ciências Agrárias - Microbiologia do Solo e Biorremediação Professor do Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Uberlândia, um dos palestrantes do evento. 

Em conversa com alguns alunos após o termino da Semana Acadêmica os mesmos se mostraram contentes com o que vivenciaram em termos de conhecimento.  “A semana acadêmica da agronomia, realizada na última semana, contou com vários palestrantes renomados, que puderam compartilhar um pouco de suas experiências. Empresas apresentaram um pouco de seus produtos e soluções para o campo. Pesquisadores mostraram soluções em manejo e os diferentes desafios encontrados pelo homem do campo em controlar pragas e doenças. Mostrou a importância de realizar um manejo responsável e eficiente no dia a dia da lavoura, tirando dúvidas sobre preservação ambiental, uso correto de agrotóxicos, dimensionamento correto de máquinas agrícolas e diferentes formas de administrar o campo para obter maiores rendimentos e aumentar a lucratividade. Esse evento é de extrema importância para a vida profissional de um Engenheiro Agrônomo, pois possibilita um contato direto com empresas e profissionais do ramo. Mostrando uma realidade de campo, assim podendo comparar o mesmo com a teoria apresentada em sala de aula” comenta Jonas Eduardo Hamester, aluno de Agronomia da UPF.    

Segundo Louise Albrechrt também aluna falou que 19ª Semana Acadêmica do curso de Agronomia foi de grande aproveitamento. “Vejo nesse evento uma oportunidade única aos alunos da UPF. Sempre aprendemos algo novo, recebemos conhecimento de outras pessoas. Parabenizo a toda comissão organizadora, pelo empenho e dedicação na organização do evento. E também aos palestrantes e mediadores por repassar os vossos conhecimentos” diz ela. Já a Raquel Guadagnin especifica que começou a cursar agronomia esse semestre e que achou a semana acadêmica muito boa. “Achei muito importantes as palestras, tratava-se de assuntos pertinentes do nosso cotidiano” salienta a mesma.

O evento foi palco também da segunda edição da Revista do DA de Agronomia - Semana Acadêmica, com objetivo de levar informação sobre as palestras executadas durante a semana de estudos, ressaltando a importância de comunicar, arquivar o que foi vivenciado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.