CI

Top Ciência, da BASF, premia 26 estudos em agricultura

Iniciativa preconiza a cocriação e a inovação aberta na agricultura por meio da pesquisa


A 10º edição do Top Ciência, iniciativa realizada pela BASF que prioriza o conceito de cocriação e inovação aberta, fomentando o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com outras instituições e pesquisadores, premiou 26 estudos em agricultura, de um total de 315 trabalhos inscritos em toda América Latina.

 
Realizado a cada dois anos, o Top Ciência figura como um dos mais importantes fóruns de aprendizado e desenvolvimento técnico-científico na agricultura. Nesta edição, participaram cerca de 350 pesquisadores, cientistas, agricultores e consultores de diversos países da América Latina que se destacaram com trabalhos científicos inovadores em prol da agricultura sustentável na região.
 
A comissão julgadora elegeu as melhores pesquisas em mais de 18 cultivos pesquisados, entre eles: soja, milho, arroz, feijão, trigo, girassol, café, algodão, cana-de-açúcar, citros, amendoim e hortifruti (tomate, batata, uva, melão, manga e maçã) e também da área de Non Crop.
 
O conceito de inovação aberta já faz parte da cultura e da estratégia da BASF, e o Top Ciência vem para reforçar essa iniciativa aproximando ainda mais a empresa de instituições e pesquisadores. Por meio do encontro, a BASF contribui para fomentar a pesquisa e a inovação e promove um intercâmbio entre a comunidade científica. Até 2015, o Top Ciência já reuniu cerca de 2500 mil estudos.
 
Além de incentivar a discussão, a empresa também investe em projetos oriundos de outras instituições e não apenas próprios. “Facilitamos o trânsito de recursos entre os setores produtivo, acadêmico e entre outras instituições”, explica o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina, Ademar De Geroni. Na categoria de cooperação técnica foram investidos mais de R$ 600 mil reais em projetos de parceiros, entre instituições e pesquisadores.

 
Este ano, o Top Ciência trouxe, além das pesquisas realizadas com pesquisadores e institutos de pesquisa agrícola, uma discussão sobre perdas e desperdício de alimentos. Isso porque o evento foi parte integrante do Creator Space Tour SP, etapa brasileira das comemorações dos 150 anos da BASF pautada por iniciativas de cocriação, que tem o alimento como tema central.
 
Na ocasião, os convidados do Top Ciência participaram de um workshop sobre perda e desperdício de alimentos com mediação do professor da Unicamp e especialista em segurança alimentar, Walter Belik. As ideias apresentadas nesse debate, bem como pesquisadores do Top Ciência que participaram da discussão, estarão presentes no evento “Conecta”, em 19 de agosto, para juntos com outros públicos chegarem a uma proposta sobre como reduzir perdas e desperdício de alimentos.
 
“Nesse debate, abordamos o papel do setor agrícola no atendimento à demanda por alimentos, a redução de perdas de alimentos, avaliando a cadeia como um todo desde o plantio até o consumo. Falamos ainda sobre as perspectivas futuras da BASF no sentido de promover maior segurança alimentar globalmente, por meio de investimentos em inovação e tecnologia”, afirmou Sandra Takaki, gerente de Estratégia e Inovação para Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para América Latina.
 
A 10º edição do Top Ciência 2015 já passou pela Argentina e Costa Rica em julho último e foi encerrada no Brasil, onde os melhores trabalhos de toda América Latina foram reconhecidos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.