CI

Transgênicos evitaram desmatamento de 132 milhões de hectares

GM produziram 441,4 milhões de t adicionais de alimentos e fibras



A adoção de biotecnologia colaborou diretamente para que a agricultura usasse menos terras para cultivar mais alimentos. É o que aponta relatório divulgado pelo Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA).

Os cultivos geneticamente modificados (GM) geraram 441,4 milhões de toneladas adicionais de alimentos e fibras em todo o mundo entre os anos de 1996 e 2013. Sem essa produção, seriam necessários 132 milhões de hectares a mais. Para se ter uma ideia, a área é igual à soma dos maiores produtores no Brasil: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.


A otimização da área cultivada com transgênicos ocorre devido ao “manejo facilitado e às menores perdas em função de pragas (insetos e plantas daninhas). Além disso, os organismos geneticamente modificados (OGM) têm maior potencial produtivo, colaborando assim para reduzir a pressão da agricultura sobre áreas de proteção ambiental”, afirma o ISAAA.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.