CI

Transporte irregular de animais aumenta chance de doenças em MS

Empresas têm dificultado ação de acompanhamento da origem de animais


O transporte irregular de animais no Estado tem sido o principal problema nas ações de fiscalização da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro). Mais da metade das infrações constatadas são de empresas que não informam à Iagro sobre o destino dos animais, dificultando a verificação de procedência.

No último balanço divulgado, de setembro, 44 autos de infração foram lavrados e 56% deles eram referentes à falta da Guia de Trânsito Animal (e-GTA). O documento é obrigatório e quem não atende essa medida leva multa e pode ter a carga apreendida, com os animais sendo encaminhados para abate sanitário.

O principal risco nesse tipo de infração é que doenças podem ser introduzidas no Estado e causar danos tanto para o ser humano como para criações.

“A e-GTA é um documento fundamental para que possamos acompanhar a movimentação dos animais e assim evitar a introdução de doenças que coloquem em risco a população e causem prejuízo aos produtores”, explicou o coordenador dos postos móveis da Iagro, Rodrigo Cantero Dorsa.

A Iagro não divulgou as penas aplicadas aos infratores no período de fiscalização de setembro. As vistorias têm sido feitas em todo o Mato Grosso do Sul e há enfoque para as regiões de fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

BALANÇO

Somente no mês passado, a agência inspecionou 231 veículos e foram fiscalizados 7.584 bovinos, 51.424 aves, 1.150 suínos, 35 equinos, 84 ovinos e 14 comitivas.

A operação também analisa documentação e situação de produtos transgênicos e de origem animal e vegetal, além de insumos agropecuários.

A Iagro também recebe denúncias de irregularidades pelo telefone 0800-679120, a ligação é gratuita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.