CI

Treinamento de manejo de gado leiteiro fortalece atividade em Papanduva

16 produtores aprenderam sobre criação de bovinos


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu na última semana treinamento de manejo de gado leiteiro, em Papanduva, no planalto norte catarinense.

De acordo com a supervisora do Senar/SC na região norte, Carine Weiss Carneiro, os 16 produtores aprenderam sobre criação de bovinos para produção de leite. “A característica da região é de pequenos produtores, por isso a importância de qualifica-los para fortalecer a atividade”, observou.

No treinamento, a prestadora de serviço em instrutoria Ivonilda Pires de Morais, explicou sobre as características da cadeia produtiva leiteira, segurança e saúde no trabalho – prevenção de acidentes, cuidados com o meio ambiente, raças leiteiras, dados de produção, criação e manejo de terneiras e novilhas, manejo reprodutivo de gado leiteiro, criação e manejo de vacas secas e de vacas em produção.

Ivonilda também ensinou os produtores sobre a maneira correta de aplicação dos medicamentos, o calendário de vacinação da região, as medidas de prevenção de doenças e a importância da sanidade do rebanho. “Os participantes mencionaram que o treinamento foi válido, principalmente, porque antes não conseguiam aplicar um cálcio na veia dos animais no caso de hipocalcemia e precisavam chamar um técnico. Agora, estão aptos para isso, o que gera economia na propriedade”, ressaltou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.