CI

Treinamentos gratuitos para cultivo do cacau

Sindicato Rural de Linhares e Senar/ES promovem outras capacitações durante o mês de janeiro


A cultura do cacau tem significado histórico no município de Linhares. A atividade foi uma das responsáveis pelo período de emancipação política da cidade favorecendo o aspecto econômico e social local e, por isso, faz parte até do brasão municipal. Atualmente, esta tradicional cultura agrícola vive uma fase de renovação com novas tecnologias sendo implementadas nas lavouras.

Com objetivo de capacitar produtores e trabalhadores rurais sobre as técnicas de enxertia e poda e condução da lavoura de cacau, práticas essenciais para o sucesso produtivo, o Sindicato Rural de Linhares e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES) realizam dois treinamentos neste mês (dias 15 e 27) sobre os temas. As ações são gratuitas e serão realizadas em comunidades do interior do município.

Para o presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, o momento na cacauicultura é de renovação e mudança no manejo da lavoura. “Estamos com bons preços no mercado sendo pagos pelo cacau, mas muitos produtores estão sem produção devido a doença da vassoura-de-bruxa. É preciso renovar a lavoura e fazer de forma correta é importante para os resultados. Por isso, temos os treinamentos direcionados para técnicas aplicadas na atividade do cacau”, destaca Roberte.

De acordo com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), pela facilidade que apresenta na sua execução, há ênfase especial à técnica de enxertia, que apresenta algumas vantagens, como tecnologia de fácil assimilação pelo produtor e por permitir a substituição das copas dos cacaueiros safreiros aproveitando o sistema radicular já desenvolvido, o que propicia melhor sustentação e maior rapidez no desenvolvimento da nova planta.

Os interessados em participar das ações gratuitas podem procurar o Sindicato Rural de Linhares, no centro da cidade, ou pelo telefone (27) 3371-2077. Em janeiro, além dos treinamentos para o cultivo do cacau, haverá outras oportunidades de capacitações (veja relação abaixo). As atividades contam com a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.