CI

Três safras, 50 milhões de hectares

Manejo de plantas daninhas


Herbicida lançado em 2012 conquista agricultores em toda a fronteira agrícola pela efetividade de controle e rápida ação, inclusive em períodos chuvosos; Brasil é um dos quatro mercados-chave para investimentos nos próximos anos
 
A Nufarm celebra a marca de 50 milhões de hectares tratados com seu herbicida Crucial®, lançado no ano de 2012. O produto, que de acordo com a empresa foi aplicado em 5 milhões de hectares logo no primeiro ano de comercialização, vem sendo reconhecido por produtores pela eficácia e rapidez no controle de plantas daninhas, inclusive em períodos chuvosos. Crucial® conta com registro para algodão, arroz, arroz irrigado, café, cana-de-açúcar, citros, eucalipto, feijão, maçã, milho, milho resistente ao glifosato, pastagens, pinus, soja, soja resistente ao glifosato, trigo e uva.
 
Segundo o gerente de herbicidas e adjuvantes da Nufarm, Carlos Mella, o desempenho de Crucial® contribuiu para consolidar a participação da empresa no mercado brasileiro de herbicidas. Para o executivo, o sucesso do produto está relacionado, sobretudo, à formulação, que tem como ingrediente ativo o glifosato acrescido das tecnologias duplo sal (sal de Potássio e sal MIPA) e surfactantes bioativadores.
 
“Graças a essa característica, o produto, sistêmico, pós-emergente e não seletivo, age mais rapidamente em relação aos glifosatos comuns”, adianta Mella. “Resultados a campo e depoimentos de produtores mostram que Crucial® resiste à chuva uma hora depois de aplicado. Os adjuvantes da formulação líquida permitem que em pouco tempo o herbicida seja translocado e totalmente absorvido pela planta”, explica o engenheiro agrônomo. Produtores de soja, acrescenta Mella, tem destacado a ação diferenciada do produto no processo da dessecação.
 
“No Mato Grosso, por exemplo, a comercialização de Crucial® cresce significativamente ano após ano, pois com o fluxo de operações de dessecação, semeadura e pós-inicial, os produtores buscam velocidade com qualidade”, informa o gerente. “A velocidade desse herbicida na dessecação de plantas daninhas é impressionante: no período de quatro a seis dias após a aplicação já se observam os efeitos, tanto no plantio convencional como no direto”, reforça ele.
 
De acordo com o executivo, Crucial® também transfere resultados altamente satisfatórios ao agricultor no manejo de plantas daninhas nos cultivos de soja transgênica.
 
Já na cana-de-açúcar, complementa Carlos Mella, o herbicida da Nufarm está sendo apontado por usinas e fornecedores de cana como uma ferramenta versátil para controle de plantas daninhas de folhas largas e estreitas ao longo da safra, bem como na dessecação da cultura nas situações de renovação do canavial. “Nas áreas extensas como as que são ocupadas pelos canaviais, a rapidez da ação e da translocação de Crucial® reduz os riscos da perda da aplicação. Se chover uma hora após a aplicação do herbicida, o produtor já estará seguro”, exemplifica Mella.
 
Com a perspectiva de crescer 5% ao ano em vendas globais até 2018, a Nufarm informou recentemente que irá direcionar seus principais investimentos a quatro mercados-chave: América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Europa (Alemanha, Polônia e França), América Latina (Brasil e Argentina) e ao bloco Austrália-Nova Zelândia. Nesse cenário, o Brasil deverá absorver parte significativa dos recursos previstos, segundo revela o presidente da empresa para a América Latina, Marcos Gaio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.