CI

Trigo americano

Brasil espera uma safra acima de 7 milhões de toneladas de trigo



Mesmo com quebras pontuais, o Brasil espera uma safra acima de 7 milhões de toneladas de trigo pela primeira vez – 1,8 milhão de toneladas a mais do que em 2013. Ainda assim, a indústria engatilha volumosas importações do cereal dos Estados Unidos, região que socorre o mercado brasileiro quando o grão fica escasso na Argentina, informa o setor. O quadro pode reduzir os preços pagos aos produtores, que caíram 10% durante o plantio.

As compras brasileiras nos Estados Unidos em 2014 podem se aproximar das 3 milhões de toneladas em 2013. No primeiro semestre, as aquisições nacionais já somaram 1 milhão de toneladas nos EUA. Com a manutenção das restrições a exportações na Argentina, as previsões são de que o Brasil compre pelo menos 1 milhão de toneladas adicionais fora do Mercosul, especialmente dos EUA, no segundo semestre.

Concentrada no Sul, a produção brasileira é bem menor que o consumo, estimado em 12 milhões de toneladas. Os maiores volumes devem ser importados pelos moinhos do Nordeste, mais próximos dos EUA, mas as indústrias do Sudeste também tomarão parte dos carregamentos.

Prazo

15 de agosto é a data limite para os moinhos comprarem 1 milhão de toneladas de trigo de fora do Mercosul sem pagar Tarifa Externa Comum de 10%. Indústria quer prorrogação do prazo, anunciado em junho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.