CI

UFPEL comprova que Cycloar é excelente solução para aumentar renda do produtor

Cycloar participa da Expoarroz 2015


Em tempos em que a energia elétrica está passando por reajustes de preço poder reduzir seu custo no composto de despesas da fazenda é, com certeza, muito importante, assegura o diretor da Qualygran, empresa distribuidora do Sistema de Exaustão Cycloar no Rio Grande do SUl, Julio Espel. “E um estudo do LabGrãos da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, concluiu que o Sistema de Exastão Cycloar proporcionou uma economia de até 13% da energia elétrica por gerar uma equalização de temperaturas na massa de grãos, reduzindo a aeração e, consequentemente, a perda de massa”, disse o professor Moacir Elias, diretor do LabGrãos, que conduziu a pesquisa.

Elias afirma que isto acontece porque a aplicação desse sistema proporcionou benefícios ao produto armazenado, com a aeração natural, extraindo além do calor da massa de grãos, elementos como pó, gases e a umidade do ar presentes no ambiente de armazenamento. Também evitou a deterioração e a germinação indesejada do grão, inibindo a proliferação de pragas e insetos e aumentando a eficiência de inseticidas e fungicidas. Da mesma forma, impediu a compactação da camada superior dos grãos (topo dos silos), mantendo a uniformidade da temperatura da massa e facilitando a passagem do ar da aeração forçada. “A partir deste dado podemos afirmar que o Sistema de Exaustão Cycloar, com certeza ele vai aumentar em até 7% a rentabilidade do que normalmente já se recebe com o grão, por conta de todos estes ganhos indiretos que foram apontados pela pesquisa”, assegura o executivo da Qualygran, Julio Espel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.