CI

UFSCar lança quatro novas variedades de cana de grande potencial no Encontro Nacional da RIDESA

Evento ocorre em Ribeirão Preto


Evento ocorre amanhã, em Ribeirão Preto; ao todo serão lançadas no Encontro 16 novas variedades RB desenvolvidas por sete universidades federais

Depois de anos de pesquisas, o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançará quatro novas variedades RB. “Fruto de um intenso trabalho de pesquisa que fizemos nos últimos anos”, afirma Hermann Hoffmann, coordenador do PMGCA da UFSCar.

Estas novas liberações da universidade já foram multiplicadas pelas usinas conveniadas ao programa em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, apresentando grande potencial. Segundo o pesquisador Roberto Chapola, do PMGCA/UFSCar, os novos materiais são muito competitivos e resistentes às principais doenças da cultura. “Cada produtor possui necessidades específicas e, diante disso, a RIDESA tem trabalhado e continuará trabalhando intensivamente para suprir essas carências.”

As quatro liberações da UFSCar fazem parte do grupo de 16 novas variedades RB que serão lançadas no Encontro Nacional da RIDESA (Rede Interuniversitária de Desenvolvimento do Setor Sucroenergético), que ocorre amanhã, 25 de novembro, no Hotel JP, em Ribeirão Preto. O evento começa às 8 horas.

Além da UFSCar, outras seis universidades federais apresentarão novos materiais no evento: UFV, UFPR, UFAL, UFRPE, UFRRJ e UFG. A última liberação de variedades da Rede foi em 2010. “Desde então estamos selecionando materiais e trabalhando muito em pesquisa a fim de oferecermos os melhores materiais para o produtor. Ficamos cinco anos de stand by para escolhermos bem as variedades a serem lançadas”, relata o pesquisador Edelclaiton Daros, professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador nacional da RIDESA.

O Encontro Nacional também marcará a comemoração dos 45 anos das Variedades RB e dos 25 anos da RIDESA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.