|
|
Notícias
Uma nova crise global de alimentos pode estar a caminho
Visitas: 4600
Comentários: 1
13/11/10 - 09:49
Por *PAULO PICCHETTI
Em dezembro de 2007, o semanário britânico "The Economist" anunciava em sua capa "O fim do alimento barato".
O biênio 2007/8 assistiu ao que foi chamado de "crise global de alimentos", caracterizada pelo aumento generalizado dos preços de commodities agrícolas no mundo (e no Brasil).
Em termos quantitativos, podemos olhar para um índice de preços calculado mensalmente pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), baseado em uma cesta contendo arroz, milho, trigo, sementes oleaginosas, açúcar, laticínios e carnes.
O pico histórico desse índice foi de 211 pontos, em junho de 2008. A crise econômica mundial iniciada naquela época derrubou o índice para 142 pontos, em janeiro do ano seguinte.
A partir do início de 2010, essa tendência de elevação voltou com grande força, tendo se intensificado nos últimos meses. No mês passado, o índice subiu 5%, situando-se no maior patamar em mais de dois anos.
A crise anterior ainda não foi igualada: o índice continua abaixo de 200 pontos. Entretanto, a trajetória observada nos últimos meses mostra uma intensidade de aumento similar à que levou ao pico de 2008.
Nesse cenário, as perspectivas são de nova crise global de alimentos?
Infelizmente, pelo menos para o início de 2011, existe uma conjugação de fatores apontando nessa direção.
Entre esses fatores estão a redução na oferta de alguns itens fundamentais, causada por problemas climáticos em países produtores e exportadores; o aumento da demanda, em decorrência da recuperação da economia mundial; a redução de estoques a níveis já historicamente baixos; e o componente de especulação no contexto de taxas de juros reais próximas de zero nas economias centrais e queda do dólar nos mercados mundiais.
Na China, a inflação de alimentos anualizada está em 8%, enquanto nos Estados Unidos está em 1,4% (o índice geral está próximo de zero).
No Brasil, a inflação de alimentos medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getulio Vargas está acumulada em quase 6% em 2010.
Olhando para os valores acumulados no mesmo período, os itens que puxaram o índice da FAO no mundo também estão em elevação no Brasil: milho, 6,6%; pão francês (trigo), 8,9%; carnes bovinas, 16,3%; e laticínios, 11,3%.
Alguns itens fundamentais, como arroz e açúcar, estão estabilizados nos últimos meses, mas em patamares elevados.
Esse é um assunto particularmente importante no Brasil, tanto pela ponderação dos alimentos no índice de preços que norteia a condução da política monetária como pelo momento em que o acesso a uma dieta mínima é o principal fator capaz de tirar da miséria um número maior de brasileiros.
*PAULO PICCHETTI, 48, doutor em economia pela Universidade de Illinois, é professor da EESP/FGV (Fundação Getulio Vargas) e coordenador do IPC-S/Ibre/FGV)
Notícias Relacionadas
23/05/12 »
Granjas do Sul de Minas recebem certificado do governo federal
23/05/12 »
Veto ao Código inviabilizará a agricultura em SC
23/05/12 »
Comissão aprova vinculação da venda de agrotóxicos a receituário agronômico
23/05/12 »
OIE confirma avanço sanitário do Brasil em relação à Vaca Louca
23/05/12 »
Brasil e China avaliam temas de interesse do agronegócio
Comente esse conteúdo preenchendo o formulário abaixo e clicando em enviar
- Opiniões expressas nesse ambiente são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente
representam o posicionamento do Portal Agrolink.
15/11/2010 - Pois meus amigos do Agrolink, quem não olha o próprio rabo, ou desconhece a própria história, pode se queimar. Publiquei aqui no Agrolink, em 15 de agosto 2007, o artigo "O que será do Agronegócio daqui a alguns anos", comemorando 2.000 colunas publicadas, e reproduzi o mesmo artigo em meu blog apenas em janeiro 2008, pois comecei o mesmo em 27/12/2007, para TIRAR UM SARRO da The Economist, que previu a alta dos alimentos somente em dezembro 2007. No blog também está a capa dessa edição, "The end of cheap food". Confiram: http://richardjakubaszko.blogspot.com/2008/01/o-que-ser-do-agronegcio-daqui-alguns.html (Richard Jakubaszko)
|
|