CI

Umidade ameaça produtividade do trigo no Paraná

As precipitações atingiram as zonas de produção


As chuvas das últimas semanas paralisaram os trabalhos de plantio da safra de verão 2014/15, a colheita das culturas de inverno e também ameaçam reduzir o potencial produtivo das lavouras de trigo do Paraná. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em boa parte das regiões produtoras do estado choveu mais que o dobro do esperado para todo o mês de setembro. As precipitações acima da média atingiram também zonas de produção de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Secretaria Estadual de Agricultura (Seab) não reajustou os índices de rendimento das plantações, mas não descarta diminuir a média esperada caso as chuvas continuem. A produtividade paranaense está projetada em 2,952 quilos por hectare (49,2 sacas por hectare), 34% acima da registrada no ano passado. Se o índice for alcançado o estado tem tudo para retirar do campo volume recorde de trigo, perto de 4 milhões de toneladas.

Além da ameaça aos rendimentos, técnicos do governo ainda cogitam haver problemas de qualidade do grão, tendo em vista que a umidade favorece a incidência de doenças fúngicas como a giberela e a brusone. O último levantamento da Seab mostra que as condições das lavouras do cereal pioraram no estado. O índice “bom” caiu de 88% para 83% da área.

A colheita também segue lenta no estado. Até o momento, 47% da área foi colhida, um avanço de seis pontos porcentuais em relação à semana anterior.

Leilão
O governo federal divulgou a data do primeiro leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), que vai ofertar subsídio para escoar 160 mil toneladas do grão de regiões produtoras para centros de consumo com problemas de abastecimento. O leilão será realizado na próxima terça-feira (7). O objetivo do mecanismo é enxugar o excesso de oferta e atender as regiões que não produzem o grão, por causa do clima. A expectativa de uma safra cheia neste ano tem pressionado os preços do produto no mercado interno. No Paraná, maior produtor nacional, as cotações seguem abaixo do mínimo estipulado pelo governo.

Nesta quarta-feira (1), a saca de 60 quilos de trigo valia em média R$ 29,80 no Paraná. O preço mínimo é de R$ 33,45 por saca.


Edital do leilão a ser realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
http://www.conab.gov.br/OlalaCMS/uploads/arquivos/14_09_30_17_36_23_vda_167_trigo.pdf

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.