CI

Unesp conclui o genoma do boi zebuíno

Trabalho contou com consórcio de pesquisadores de centros de pesquisa do Brasil, EUA e Itália


Trabalho contou com consórcio de pesquisadores de centros de pesquisa do Brasil, Estados Unidos e Itália


Estudo inédito sobre o sequenciamento genético da principal raça bovina do Brasil (Nelore) foi coordenado pelo professor José Fernando Garcia, da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, câmpus de Araçatuba, com participação de colaboradores internacionais. A pesquisa amplia as possibilidades de controle no processo de seleção dos melhores animais e de seus cruzamentos, propiciando, entre outros benefícios, a melhoria na qualidade da carne e do leite bovino brasileiro.


Exportação - Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carne do mundo, batendo a Austrália e a Argentina, entre outros. Cerca de 90% da carne produzida em solo nacional é de animais zebuínos. O boi de corte brasileiro (com exceção dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina) tem a genética zebuína na sua composição. “O objetivo da pesquisa foi oferecer à comunidade científica e técnica, o genoma de referência de um animal zebuíno, tão importante para as regiões tropicais”.


Pesquisa - A pesquisa teve a duração de dois anos e investimentos de aproximadamente 500 mil dólares, provenientes da Unesp e do edital 64 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).


O estudo consistiu no sequenciamento completo de uma das duas principais sub-espécies bovinas, a Bos primigenius indicus, também conhecido como o grupo zebuíno ou indiano. O touro escolhido para representar essa sub-espécie chama-se Futuro POI do Golias e vive na região de Araçatuba (Foto 1). Até então só se tinha concluído o sequenciamento da outra sub-espécie Bos primigenius taurus, denominada taurino ou europeu, realizada em 2009 (Foto 2), por uma equipe internacional, em que Garcia também era integrante, e que consumiu 50 milhões de dólares. “Isso porque houve um grande desenvolvimento das tecnologias analíticas, que permitiu gerar mais informação, de forma mais rápida e com menor custo”, compara o professor.


De acordo com o pesquisador, conhecer em detalhes o código genético de ambas sub-espécies propicia entender os fatores determinantes das características que diferem os taurinos dos zebuínos, para que em breve seja possível um melhor controle nos processos de seleção dos animais e de seus cruzamentos.


Os pesquisadores realizaram o sequenciamento, a montagem e as comparações entre os genomas das raças. Geraram ainda uma nova ferramenta analítica para testar o DNA dos bovinos chamada “SNP chip” de alta densidade. Essa tecnologia tem a capacidade de testar cerca de setecentos mil pontos do genoma, por meio da análise do DNA de um animal, revelando as diferenças existentes entre raças e indivíduos, permitindo simultaneamente o desenvolvimento do genoma e suas aplicações.


Com o conhecimento do catálogo completo das duas sub-espécies, será possível desenvolver novos testes de DNA para selecionar os melhores animais dentro de uma população; identificar a existência das características mais importantes para uma qualidade aprimorada, como tamanho das peças das carnes, maciez, padrão de distribuição de gordura entre as fibras musculares e as depositadas nas carcaças; auxiliar na seleção para a resistência a parasitas e outras enfermidades e na tolerância ao calor; além de melhorar as tecnologias de rastreabilidade e certificação, condições exigidas para a liderança do setor.


Os zebuínos - As raças de zebuínos ocupam o sul da Ásia (Índia e Paquistão), leste da África e América do Sul. No Brasil, desde o final do século 18, começaram a ocorrer importações de animais zebuínos oriundos da Índia, que foram cruzados com os animais locais (de origem ibérica e africana), adaptando-se muito bem às condições do país. As principais raças zebuínas introduzidas e desenvolvidas no Brasil foram as que se convencionou chamar de Nelore (carne) e Gir (leite).


Parceria - Além do professor Garcia, a pesquisa é coordenada em conjunto com o pesquisador americano Tad Sonstegard, do Agricultural Research Service (ARS) e Departamento Americano de Agricultura (USDA). Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA, e Università Cattolica Del Sacro Cuore, na Itália, também participaram do projeto.


As informações do sequenciamento são públicas e estarão disponíveis no portal do National Center for Biotechnology Information (NCBI).


Informação complementar:

O que é o genoma? Genoma é toda a informação genética contida numa única célula. Cada célula de um indivíduo carrega no seu núcleo toda a informação de um genoma inteiro, distribuída em cromossomos — longas fitas de DNA, que no caso do bovino são 29 + XY e nos humanos 22 + XY.


Um projeto genoma consiste em preparar DNA das células de um indivíduo, fragmentá-lo em pedaços pequenos (fitas de 100 nucleotídeos, que são as unidades formadoras das fitas de DNA – adenina/A, guanina/G, citosina/C e timidina/T), descobrir as seqências de DNA desses fragmentos (ordem dos nucleotídeos) e montar o “quebra-cabeça” de forma a enxergar as sequências completas de todos os cromossomos.


Essa informação catalogada e organizada permite ter acesso as regiões que contém informações relacionadas às características de um indivíduo (onde estão os genes, que representam apenas 1% do genoma). Com esse “catálogo”, é possível se guiar dentro do código genético dos indivíduos, comparando as diferenças entre eles e propondo respostas a variação que existe entre os organismos vivos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.