CI

Valtra amplia opções para colheita e apresenta novidades na Expodireto

Empresa consolida portfólio como novas plataformas, rotor e o novo modelo BC4500R voltado ao segmento orizicola


Empresa consolida portfólio como novas plataformas, rotor e o novo modelo BC4500R voltado ao segmento orizicola


O Brasil fechou o mês de fevereiro com o maior volume de exportações de arroz da história do país de acordo com pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As quase 2 milhões de toneladas exportadas incentivam o setor que vinha enfrentando problemas em 2011. A região Sul é responsável por cerca de 54% do cultivo de arroz irrigado do país e o Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os principais produtores. Ciente desta realidade e atenta às principais necessidades do agricultor, a Valtra, marca do Grupo AGCO, apresenta na Expodireto Cotrijal 2012, a BC4500R, sua primeira colheitadeira para a cultura orizícola com alta tecnologia, que garante ao final do processo grãos de alta qualidade.


Os principais diferenciais da BC 4500R estão na regulagem do côncavo, ou seja, o operador pode regular a abertura frontal independente da traseira. Este ajuste independente do espaçamento do côncavo em relação ao cilindro de trilha facilita a operacionalidade da máquina e diminui consideravelmente o uso de chaves ou paradas para ajustes manuais dos tirantes, resultando em economia de tempo e ganhos de regulagens, conseqüentemente, maior qualidade de grãos colhidos. Somado a isto, o modelo possui a retrilha independente e o tubo de descarga tipo torre.

Com relação a retrilha, o sistema utilizado na BC4500R assegura a completa separação dos grãos e uma maior capacidade de trilha efetiva, pois não existe retorno de material não trilhado ao cilindro para ser reprocessado. No momento da descarga, o grande destaque aparece no tubo tipo torre com altura acima dos quatro metros, permitindo que a máquina faça todas as descargas em qualquer posição, em movimento ou estática, o que evita perdas de tempo na etapa. Outro ponto importante é que a BC4500R tem um dos menores pesos da categoria, são 9,3 toneladas. A máquina conta ainda com rodagem dianteira R2 e sistema 4X4 hidrostático especificamente para o arroz.

Plataforma de corte

A Valtra desenvolveu uma plataforma de corte rígida especialmente para a nova colheitadeira arrozeira. Disponível em três tamanhos, 16, 18 e 20ft, a plataforma promove um fluxo uniforme do material colhido e uma velocidade maior de alimentação, permitindo que a colheitadeira usufrua de toda a capacidade de trilha com muito menos perdas.

Canal alimentador

O canal alimentador da Valtra BC4500R utiliza uma esteira composta por três correntes e duas filas de travessas bipartidas desencontradas e tambor dianteiro flutuante. Essa estrutura maximiza o fluxo de material e assegura uma alimentação constante e uniforme ao cilindro de trilha.

Trilha

O sistema de trilha é convencional (tangencial) de dentes, que mantém a versatilidade da máquina e permite o seu uso na mais ampla gama de cultivares arrozeira. O cilindro de trilha dentado de 600 mm de diâmetro e largura de 1270 mm, somado a área de 0,80 metro quadrado e 117° de envolvimento do côncavo, assegura uma alta capacidade de trilha e uma excelente qualidade dos grãos. A versatilidade da trilha é mostrada pela característica de construção do côncavo, onda há duas linhas de barras dentadas com opção de uma terceira. A regulagem da rotação do cilindro de trilha é elétrica e feita da cabina do operador, variando continuamente de 410 a 1220 rpm. O espaçamento frontal e traseiro do côncavo em relação ao cilindro de trilha pode ser ajustado de forma independente, trazendo uma significativa vantagem operacional à máquina, diminuindo consideravelmente o uso de chaves ou paradas para ajustes dos tirantes. A transmissão indireta por variador e correia do cilindro de trilha permite ao operador uma ampla gama de rotação, o que possibilita ajustar a rotação correta para cada cultura e condição.


Separação

A área de separação da máquina, com 5,25 metros quadrados, é composta por cinco saca-palhas de fundo aberto. Essa ampla área de separação somada a alta inclinação do primeiro degrau do saca-palhas permite reduzir a velocidade do avanço do material, aumentando o tempo de permanência sobre os saca-palhas, o que permite uma completa separação dos grãos da palha.

Limpeza

A eficiência do sistema de limpeza da colheitadeira é caracterizada pela excelente capacidade de separação da palha do grão. O movimento oscilante do bandejão principal permite uma entrega uniforme e igual do material às peneiras, proporcionando um melhor aproveitamento dos 3,84 metros quadrados de área total de limpeza.

Retrilha

A retrilha da máquina é do tipo independente, composta por dois rotores com elementos de trilha localizados nas laterais da máquina.

Transporte e descarga

O tanque de grãos com capacidade de 5.200 litros e a alta de vazão de descarga minimiza consideravelmente o tempo de máquina parada para a atividade de descarga, aumentando consequentemente a produtividade e desempenho da colheitadeira no campo. Um sensor de tanque cheio alerta o operador da necessidade de descarga evitando a perda acidental de grãos.

Motor

A BC4500 está equipada com o reconhecido motor AGCO SISU Power 620 DSR de 200 cv de potência bruta.

Cabine

O excelente conforto operacional durante a longa jornada diária de trabalho é garantido pela cabine centralizada, climatizada por ar condicionado, com isolamento termo-acústico, controles e alavanca multi-funções integradas ao assento e grande área envidraçada. O sistema de iluminação é composto por seis faróis de trabalho e dois faróis de transporte com grande capacidade de iluminação, permitindo prosseguir com o trabalho noite à dentro e com total segurança na operação. O Monitor HiVision é fácil de operar e centraliza todas as informações funcionais da colheitadeira em um terminal LCD de tela colorida. O terminal é de fácil navegação, visualização e integração com o operador, permitindo realizar todo o monitoramento e controle dos sistemas, como motor, sistema hidráulico, rotação dos eixos, perda de grãos e também armazena os históricos da máquina e da colheita.

Transmissão 4WD Hidrostática

O eixo traseiro esta disponível em duas versões na BC4500 R, de fábrica, a máquina é montada com a transmissão hidrostática, sendo a 2WD um opcional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.