CI

Vitrine Tecnológica do IMAmt apresentará novas variedades comerciais de algodão e outros resultados

Trabalhos serão apresentados no dia 17


O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) aproveitará a inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte, em Sorriso (cerca de 400 km ao Norte de Cuiabá), no próximo dia 17 (sábado), para apresentar ao público os trabalhos realizados pelo programa de Melhoramento genético do algodoeiro.

O pesquisador melhorista Jean Belot ocupará uma das salas da Vitrine Tecnológica, que ficará aberta à visitação entre 8h e 10h, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica. Segundo Belot, serão apresentados os objetivos do programa, assim como as metodologias utilizadas pelos pesquisadores do IMAmt e instituições parceiras. O programa de Melhoramento visa desenvolver variedades com resistência a doenças e nematoides, e trabalha com a introgressão de diversos traits visando conferir resistência a herbicidas e insetos-pragas. "Também falaremos na Vitrine Tecnológica sobre as características de fibra a serem melhoradas nas variedades comerciais", informa Belot, que faz parte do projeto de Qualidade de Fibra do Algodão de Mato Grosso.

O pesquisador Alberto Souza, que dividirá a sala com Belot,  ira falar sobre as ferramentas moleculares usadas para ajudar o IMAmt a introduzir resistência à ramulária e a outras doenças nas novas variedades de algodão.

Na mesma sala, Antonio Neto, gerente comercial da Área de Sementes da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro), apresentará aos agricultores as variedades comerciais que resultam do trabalho da equipe de Melhoramento. Fazem parte do portfolio de variedades de algodão do IMAmt para a safra 2015/16: IMA 5675B2RF, IMA 8405GLT e IMA 2106GL.

Marcio Souza, agrônomo recém contratado pelo IMAmt estará presente nessa sala e ira falar sobre o posicionamento e apresentará algumas recomendações para o manejo adequado dessas variedades comerciais.

A variedade IMA 5675B2RF é um material precoce, com recomendação de plantio a partir de janeiro. As características dessa variedade incluem produtividade, alta aderência após a abertura e mais segurança em safras com períodos de chuva curtos. Esse material é resistente à bacteriose e à doença azul e contém o evento B2RF (Bollgard II RRFlex), o que lhe confere resistência a pragas-alvo e a um tipo de herbicida.

A cultivar IMA 8405GLT, material licenciado da Bayer, é um material tardio para abertura de plantio, cujas características principais são rusticidade e alto potencial produtivo, inclusive em solos leves, e beneficiamento sem restrições. Essa cultivar também é resistente à bacteriose e à doença azul, é moderadamente suscetível às doenças ramulária, ramulose e virose atípica, e moderadamente tolerante a nematoide. Esse material contém a tecnologia GLT, o que lhe dá resistência a pragas-alvo e a dois tipos de herbicidas.

Já a cultivar IMA 2106GL é indicada como opção para áreas de refúgio. Também licenciado pela Bayer, esse material contém a tecnologia GL (que lhe dá resistência a dois tipos de herbicida) e apresenta como características excelente qualidade de fibra e alta retenção das maçãs. Em relação a doenças e nematoides, ela tem as mesmas características que a cultivar IMA 8405GLT.

Criada para colocar as tecnologias desenvolvidas pelo IMAmt e seus parceiros à disposição dos agricultores com mais agilidade e menor custo, a Comdeagro também marcará presença na inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte com pás carregadeiras, empilhadeiras e outros equipamentos importados da China para facilitar o dia a dia dos agricultores. Eles serão exibidos na área externa, onde estará presente o gerente comercial da Área de Máquinas, Ricardo Vasconcellos.

A construção do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Norte é uma iniciativa da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). O projeto em execução pelo IMAmt prevê a inauguração de mais quatro Centros: em Rondonópolis (Núcleo Regional Sul), Campo Verde (Núcleo Regional Centro), Campo Novo do Parecis (Núcleo Regional Médio Norte) e Sapezal (Núcleo Regional Noroeste), até o final de 2016.
 
Serviço
O que: Inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sorriso
Onde:  Sorriso (MT), na margem esquerda da BR-163, km 726, sentido Cuiabá-Santarém
Quando: 17 de outubro (sábado), a partir de 7h30m
 
Programação:
7h30m – Credenciamento
8h – Visita à Vitrine Tecnológica
10h - Palestra "Cenário político e econômico brasileiro: a armadilha (que foi criada) do gasto público!", com o economista Raul Velloso.
11h30m – Solenidade de inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.