CI

Vivo e abatido: como se comportou o frango entre 22 de dezembro e ontem

Produto iniciou a 4ª semana (dia 22) com a pior cotação do período


O comportamento do frango abatido no último mês de 2014 foi totalmente anômalo em comparação ao que se pode chamar de “padrão mensal” (alta na primeira quinzena e baixa na segunda parte do mês). 

Porque, considerado o preço inicial de dezembro, o produto iniciou a 4ª semana (dia 22) com a pior cotação do período, valendo 12,5% menos que no dia 1º. E, em relação ao mesmo dia do ano anterior (2013), apresentou desvalorização de 10,5%. Tudo isto, note-se, em plena semana de Natal, sempre a mais aguardada do ano pelo setor. 

Mas o comportamento anômalo não parou por aí. Pois já no dia seguinte ao Natal, 26, começou uma reação que fez com que os preços praticamente empatassem com os de um ano atrás. Assim, o novo ano foi iniciado com um valor cerca de 5% menor que o de um ano antes ou 30 dias antes.

Esta última “anomalia”, entretanto, teve justificativa. Foi ocasionada por questões logísticas decorrentes, sobretudo, da redução do ritmo de entregas (ou, mesmo da paralisação dos abates) na semana final do ano. Tanto que, repostos os estoques na primeira semana de 2015, os preços entraram em declínio contínuo, passando em brancas nuvens pela semana de pagamentos.

Ainda assim, não se pode considerar que os preços recebidos pelo frango abatido estejam sendo um desastre. Pois, até ontem, 22, vinham apresentando comportamento muito similar ao registrado no mesmo período do ano passado (gráfico abaixo). A única diferença é que o preço médio registrado permanece ligeiramente abaixo daquele alcançado nos primeiros 22 dias de 2014.

De toda forma, comparativamente à do frango vivo – que, por ora, também registra o mesmo comportamento de um ano atrás – a perda do frango abatido vem sendo menor. Pois enquanto o preço médio deste último está 2,8% abaixo do que foi registrado no mesmo período de 2014, o frango vivo acumula perda próxima de 6%. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.