CI

CTNBio libera dois milhos transgênicos Syngenta

Com tolerância a herbicidas e resistência a pragas



A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou esse mês a liberação da venda de duas novas variedades de milho geneticamente modificado (transgênico) da empresa Syngenta Seeds. Os dois tipos liberados são o MIR604, um transgênico resistente ao verme da raiz do milho ocidental, e o Bt11xMIR162xMIR604xGA21.

Essa última variedade, conhecida no mundo com a marca Agrisure Viptera® 3111, é uma combinação de quatro tipos modificados geneticamente. A transgenia possui como características a tolerância a herbicidas e a resistência à broca europeia do colmo, entre outras especificidades.

“Essas tecnologias foram consideradas seguras pela CTNBio e, certamente, serão úteis ao sistema produtivo do milho no futuro", afirmou o presidente da comissão, Edivaldo Velini, sobre as liberações comerciais.

Segundo o relator da aprovação dos dois tipos de milho, Paulo Lee Ho, a empresa responsável pelos OGMs apresentou diversos estudos assegurando os produtos: "Todas as análises foram feitas de forma muito cuidadosa pela empresa e pela CTNBio. Se houver algum problema a empresa tem um enorme prejuízo, então, o trabalho tem de ser muito bem feito", disse o pesquisador do Instituto Butantan.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.