CI

Mapa aprova zoneamento para milho na PB, PE, RN e PR

Confira os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo do milho em cada estado


O zoneamento agrícola de risco climático para a cultura de milho ano-safra 2009/10, nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná, foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (03-12). Esta Portaria tem vigência específica para o ano-safra definido no art. 1º e entra em vigor na data de sua publicação.

O objetivo do zoneamento agrícola é identificar as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo do milho nos estados citados.

Conforme dados do levantamento da CONAB de novembro de 2009, o Estado da Paraíba cultivou, na safra 2008/2009, uma área de 194 mil hectares de milho (Zea mays L.) com uma produção de 166,3 mil de toneladas. Já em Pernambuco foi cultivada uma área de 309,7 mil hectares com uma produção de 212,1mil de toneladas. O Estado do Rio Grande do Norte cultivou uma área de 71,2 mil hectares com uma produção de 43 mil de toneladas.

No Paraná, onde o zoneamento trata do plantio em consórcio com a braquiária (brachiaria ruziziensis), predominantemente na safrinha (2ª safra), a integração propicia formação de palhada, essencial para o sistema de plantio direto podendo a braquiária ser utilizada como pasto no período de entressafras.

Na integração de duas gramíneas, como é o caso do milho e braquiária, há uma competição por luz e água entre as culturas, o que pode afetar a produtividade do milho. A braquiária, por apresentar sistema radicular profundo e agressivo contribui para a reciclagem de nutrientes. Nesse consórcio, quando bem conduzido, a perda de produtividade do milho normalmente é inferior a 10% em relação ao cultivo solteiro.

Para que ocorra um mínimo de competição entre as culturas é fundamental proporcionar condições para que o milho se desenvolva e ocupe o terreno antes de a braquiária se estabelecer plenamente.

Confira as informações sobre cada cultura nas portarias:

342 - Zoneamento agrícola para cultura do milho no Estado da Paraíba

343 - Zoneamento agrícola para cultura do milho no Estado de Pernambuco 

344 - Zoneamento agrícola para cultura do milho no Estado do Rio Grande do Norte

345 - Zoneamento agrícola para cultura do milho consorciado com braquiária no Estado do Paraná

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.