CI

2ª onda de inovações agroalimentares já começou

Crescimento "realmente interessante" nas empresas em estágio de captação de investimentos


Foto: Divulgação

Passado mais de um ano da pandemia, o setor agroalimentar não só se recuperou das primeiras interrupções da pandemia como também superou as expectativas, aponta o portal especializado AgFunder. O total de dólares investidos em empreendimentos agroalimentares foi estimado em US$ 30,5 bilhões em 2020, um aumento de 34,5% em relação aos níveis de investimento de 2019.

“Vemos um crescimento realmente interessante nas empresas em estágio de ‘seed’ e Série A, portanto, o pipeline de investimento é muito forte. E isso sugere que estamos entrando na segunda onda de inovação”, disse o sócio fundador da AgFunder, Rob Leclerc, na cúpula 2021 da F&A Next, realizada em maio na Wageningen University & Research, na Holanda.

Nos Estados Unidos, segundo o especialista, o setor de capital de risco favorece os empreendedores que não estão “inventando e construindo coisas no mundo real”. Por outro lado, acrescenta Leclerc, “a Europa está chegando com talvez uma ‘lousa mais limpa’, porque os investidores provavelmente não queimaram tudo na era da tecnologia limpa. Eles estão dizendo: ‘Estas são oportunidades completamente viáveis’”.

Na Europa, porém, o ritmo de recuperação foi mais comedido. Os investimentos europeus em tecnologia agroalimentar em 2020 terminaram o ano ligeiramente abaixo de 2019, de acordo com o último relatório de investimento da AgFunder na Europa, publicado em parceria com a F&A Next. Os empreendimentos da Agrifoodtech arrecadaram US $ 3,3 bilhões em 2020, ante US $ 3,9 bilhões em 2019. A AgFunder espera que o total chegue perto de US $ 3,8 bilhões assim que todos os negócios de 2020 vierem à tona. Ainda assim, isso representa uma redução de 2,6% em relação a 2019.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.