CI

Agricultura sustentável marca presença na Expoagro Afubra

Tecnologias também estão disponíveis para agricultores familiares


A agricultura sustentável vai marcar presença na 18ª Expoagro Afubra, que ocorre entre os dias 20 a 23 de março no Parque de Exposições da localidade de Rincão del Rey, no município de Rio Pardo (RS). Um dos destaques entre as tecnologias expostas serão os feromônios e outros semioquímicos que influenciam o comportamento dos insetos para um controle mais efetivo das pragas.

Durante a feira, que é a maior do Brasil voltada principalmente para agricultura familiar, será possível conferir o ISCAlure Tuta. Trata-se de um feromônio sintético que reproduz o natural presente na Tuta absoluta, ou “Traça do Tomate”. De acordo com a fabricante, a Isca Tecnologias, é usado para atrair os adultos desta espécie para armadilhas Delta Plástica. Inspeções periódicas a estas armadilhas permitem determinar a presença da praga e a flutuação populacional no pomar. 

Segundo a Isca, os feromônios sintéticos são específicos: somente a praga alvo é atraída, facilitando a inspeção da armadilha e viabilizando programas de monitoramento de pragas. Com a informação de captura de insetos adultos é possível antecipar as práticas de controle antes que estes gerem danos na cultura. “É um produto que recebe o selo ‘Bom para a Natureza’, pois permite o uso racional do inseticida, diminuindo os riscos de agressão ao meio ambiente”, aponta a fabricante.

Além disso estarão à disposição dos agricultores métodos alternativos de monitoramento. Um deles é o Colortrap: uma lona amarela recomendada para o controle de população de insetos como mosca branca, pulgão, cigarrinha, vaquinha, e trips e diversos outros insetos, além de mosca doméstica e das frutas. 

“Os insetos são atraídos pela cor amarela e ao pousarem ficam grudados na cola tato permanente. As capturas em grande quantidade ajudam no controle de populações destes insetos, diminuindo o número de indivíduos, além disso, a armadilha forma uma barreira para dificultar a entrada dos insetos quando instaladas nas laterais do cultivo”, conclui a Isca Tecnologias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.