CI

Aprovada nova cana resistente à broca

Variedade geneticamente modificada é a sexta do Centro de Tecnologia Canavieira


Foto: Arquivo

Foi publicada no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (14), a autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para a comercialização de uma nova variedade de cana-de-açúcar geneticamente modificada.

Criada pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), com laboratório em Piracicaba (SP), a CTC9005Bt vem com tecnologia de combate à broca da cana, a mais importante praga dos canaviais do país. A praga causa danos irreversíveis e perdas concretas da produtividade. Estima-se que a cada safra R$ 5 bilhões são perdidos no Brasil em decorrência do ataque de broca, sendo as perdas distribuídas entre redução da produtividade e menor qualidade na extração e fermentação.

Trata-se da sexta variedade GM com esta resistência aprovada pela empresa, desde 2017. Dessas seis variedades duas já estão no campo, plantadas em cerca de 150 usinas do país (CTC20Bt e CTC9001Bt). Outras duas variedades estão iniciando seu plantio nas usinas neste ano (CTC9003Bt e CTC7515Bt). As duas mais recentes – CTC579Bt, aprovada em dezembro, e a CTC9005Bt – estão sendo multiplicadas e deverão entrar em campo em breve.

Por serem resistentes à praga, as variedades Bt evitam as importantes perdas de produtividade causadas pelo inseto, reduzem custos de produção e trazem ganhos em sustentabilidade. “Com a aprovação da 9005Bt, passamos a ter um portfólio de variedades transgênicas resistentes à broca que cobre todo o território da cana no país, adaptado às lavouras dos variados climas e solos”, informa Silvia Yokoyama, diretora de Assuntos Regulatórios do CTC.

As variedades atendem desde solos férteis e regiões com maior incidência de chuvas a ambientes restritivos, além de lavouras de diferentes ciclos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.