CI

Argentina vai banir inseticida clorpirifós

Em uma primeira etapa será proibida a importação do princípio ativo


Foto: Divulgação

O Senasa (Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar) da Argentina anunciou que vai proibir gradualmente o uso de clorpirifós. Trata-se de um inseticida organofosforado amplamente utilizado no país vizinho para as grandes culturas de grãos, além de frutas, vegetais e até mesmo em jardim.

De acordo com o órgão oficial, em uma primeira etapa será proibida a importação do princípio ativo e de produtos formulados à base de clorpirifós. Na sequência será bloqueada a produção do inseticida na indústria interna do país. Por fim, disse a Senasa, será finalmente banida sua comercialização, confirmou a agência de notícias argentina Télam com informações do governo.

A justificativa da Senasa, aponta a Télam, é que a iniciativa está em linha com várias agências reguladoras no mundo, que estão submetendo processos de revisão de registro a esse princípio ativo, visto que há novos estudos sobre a toxicologia dessa substância. Essa revisão teriam gerado novos resultados no processo de análise de risco ao consumidor, concluindo que é necessário restringir os usos aprovados por meio da proibição do clorpirifós.

“Assim, busca aliar a proteção à saúde dos consumidores, dos aplicadores do produto, e garantir que as exportações de grãos, hortaliças e frutas argentinas não tenham problemas de rejeição em países de destino como a União. Europeia. A estimativa é que todo o processo abranja pouco mais de um ano, indicaram do Senasa”, conclui a agência argentina.

No Brasil há 26 produtos com formulações contendo clorpirifós, confira no AgrolinkFito clicando AQUI.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.