CI

Atenção: paraquat só até setembro

Anvisa vai fiscalizar comércio e propriedades rurais que anda tiverem produtos a base do ingrediente


Foto: Marcel Oliveira

Termina no dia 22 de setembro a autorização de uso do paraquat no Brasil. A partir desta data todas propriedades rurais e comércios que utilizarem ou venderem defensivos agrícolas a base do ingrediente, terão os produtos apreendidos, serão autuados e poderão sofrer outras sanções.  

Além disso, a Anvisa comunicará ao fabricante para que ele faça o recolhimento e a destinação correta. A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e determinou o banimento do produto em 2017, com três anos de adequação.

O defensivo é utilizado, principalmente, para dessecação da soja antes da colheita, mas será retirado da comercialização e uso por ter sido considerado nocivo à saúde humana. Foi produzido pela primeira vez em 1961, sendo um dos herbicidas mais usados. Em alguns países está proibido há muitos anos. Na Suécia, por exemplo, o Paraquat é proibido desde 1983.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.