CI

Biológico com molécula inédita para controle da ferrugem é lançado

Fungicida otimiza o sistema de manejo de doença de forma preventiva


Foto: AgrolinkFito

A ferrugem asiática é uma das doenças que mais têm preocupado os produtores de soja. O seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com conseqüente redução da produtividade. O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura, das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação. Os danos podem chegar a cerca de 70%. A doença foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001. Devido à facilidade de disseminação do fungo pelo vento, a doença ocorre em praticamente todas as regiões produtoras de soja do país.

Sendo assim, a IHARA lançou o o Romeo SC, uma solução inovadora para auxiliar o agricultor de Norte ao Sul do País no combate de uma das doenças mais temidas e que causa danos irreversíveis na cultura de soja. O novo fungicida biológico possui um modo de ação inédito no Brasil, que age de forma preventiva, ativando os sistemas de defesas naturais da planta e, assim, maximiza a proteção da lavoura contra a ferrugem.

A doença apresenta-se inicialmente por pequenas pontuações de coloração mais escuras que o tecido foliar superior. Na parte inferior da folha, observam-se pequenas verrugas, chamadas de urédias, que é o local onde o fungo produz os seus esporos (uredósporos). Posteriormente, a coloração dessas urédias passa de castanho-claro para castanho-escuro e o tecido foliar nessa região vai ficando castanho-claro.

De acordo com Alexandre Alves, gerente de Marketing de Produtos Biológicos, o mercado de soluções com ativos biológicos está crescendo cada vez mais. É possível observar que existe um novo comportamento dos consumidores que preferem produtos de origem natural visando sustentabilidade e rentabilidade. Por isso, reunimos os principais fitopatologistas do País para desenvolver pesquisas para criação de um bioquímico eficiente e, ao mesmo tempo, sustentável", diz Alexandre Alves, gerente de Marketing de Produtos Biológicos.

Diferente de outros produtos do mercado, quando o Romeo SC é aplicado nas folhas da soja, seu princípio ativo é reconhecido por receptores específicos, que enviam várias mensagens para a planta. Essa nova tecnologia traz uma molécula inovadora que estimula mecanismos físicos e bioquímicos no interior da planta da soja, sendo que processo faz com que ela fique mais forte e resistente ao ataque da ferrugem asiática.  A formulação dessa nova solução possibilita que o Romeo SC potencialize cerca de quatro vezes mais a proteção do cultivo e tenha uma alta compatibilidade para aplicação com outros produtos químicos ou biológicos do mercado. É recomendado que a nova tecnologia da IHARA seja aplicada sempre em parceria com outros fungicidas diretamente na folha da planta, de forma preventiva, e deve ocorrer no intervalo de 14 dias.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.