CI

China e Índia se unem para combater gafanhotos do Paquistão

A China disse que está considerando o apoio aéreo e de pesticidas ao Paquistão


Foto: Pixabay

O Paquistão declarou uma emergência nacional após o pior ataque de gafanhotos do país em duas décadas, que atingiu 40% das lavouras do país, que já está enfrentando a maior taxa de inflação em 12 anos. Depois de considerar a importação de inseticidas da Índia, o Paquistão pode obter a ajuda da China no combate a um de seus piores surtos de gafanhotos importando pesticidas. 

A China disse que está considerando o apoio aéreo e de pesticidas ao Paquistão para ajudar a lidar com sua crise de gafanhotos depois que o Ministério da Alimentação do país informou o governo chinês de seus requisitos de ajuda urgente, conforme relatos da mídia. O embaixador chinês Yao Jing ofereceu assistência ao Paquistão, pois está interessado no aumento da importação de produtos agrícolas, como cebola, batata e carne do Paquistão, e uma reunião de alto nível sobre o assunto está prevista para maio de 2020. 

Islamabad também considerou a importação de pesticidas da Índia, fazendo uma exceção aos sete meses de suspensão comercial depois que a Índia revogou o status especial de décadas do antigo estado de Jammu e Caxemira em 5 de agosto de 2019. A ajuda da Índia durante o surto foi o item-chave na agenda de uma reunião presidida pelo primeiro-ministro paquistanês Imran Khan, com a presença de ministros federais e altos funcionários das quatro províncias do país. 

A crise dos gafanhotos está afetando fortemente o setor agrícola do Paquistão, depois que os “enxames devoradores de colheitas”, como são chamados, caíram nas províncias de Sindh e Baluchistão, sua principal região agrícola. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.