CI

Chuvas de maio podem reduzir área do trigo

Colheita tardia atrasaria também o plantio de soja


Na avaliação do mercado, as chuvas ficaram acima da média durante este mês de Maio no Rio Grande do Sul, o que provocou o atraso no plantio de trigo. De acordo com a Consultoria Trigo & Farinhas, esse fator confirma a redução já programada na área de plantio, mas pode provocar ainda outro efeito negativo.

“Se o mau tempo continuar, provocará, posteriormente, uma colheita mais tardia e, com ela, um atraso também no plantio de soja. Como a soja é prioridade para os agricultores (porque é o mais lucrativo dos grãos) o agricultor poderia, eventualmente reduzir o plantio de trigo que não pudesse plantar no tempo correto”, avalia o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco. 

Ele ressalta, no entanto, que isso ainda é uma “mera possibilidade”.

“Com relação aos mapas de temperaturas, o frio em junho é ótimo para o trigo, que se encontrará em desenvolvimento vegetativo. Já um clima menos frio em julho é inócuo, a menos que venha acompanhado com chuvas, o que obrigaria a um cuidado maior com fungos, o que o agricultor sabe fazer com facilidade. O medo maior são as chuvas na primavera (floração) em função da giberella”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.