CI

Culturas ganham dois lagarticidas com amplo espectro

Tenologias atuam em soja, milho, algodão e feijão


Foto: Eliza Maliszewski

O complexo de lagartas pode causar prejuízos de até 60% de perda da produção em várias culturas e regiões do país. Elas atacam folhas, vagens e flores das plantas. Os principais problemas são ocasionados por pragas como Spodoptera, Lagarta-da-soja, Falsa-medideira e Helicoverpa, sobretudo na cultura da soja, onde ocorrem de forma intensa. Só a Helicoverpa é considerada uma das principais pragas agrícolas no mundo, e estima-se prejuízos anuais aproximados de US$ 10 bilhões em virtude de seu ataque. 

Além disso, a dificuldade de identificação e grande ocorrência destas lagartas também têm aumentado a dificuldade de controle. A suíça Syngenta apresenta dois novos inseticidas que combatem as lagartas em soja, milho, algodão e feijão. Os lagarticidas combatem diversas espécies da praga ao mesmo tempo e chegam com o nomes comerciais Influx e Instivo.

O primeiro foi desenvolvido para tratar os crescentes problemas com lagartas nas lavouras das quatro culturas citadas. De amplo espectro, alia dois princípios ativos para combater todas as espécies de lagartas. A formulação é em pepite, um granulado que se comporta como líquido ao contato com água, não forma poeira na mistura, sendo dissolvido rapidamente na água, o que permite a aplicação imediata do produto. Também conta com a tecnologia Visiq, um avanço no método de formulações que protege a molécula da radiação UV, retardando a fotodegração e oferece maior tempo para absorção da folha, para melhor eficácia.

Já o segundo produto combina duplo modo-de-ação, que atua no sistema muscular das lagartas, impedindo que a praga evolua com a destruição da lavoura. O produto é o único do mercado que proporciona o controle de todas as espécies de Spodoptera. Também atua no controle de Helicoverpa, Anticarsia e ácaros. O inseticida possui a formulação à base de água, é isenta de solventes, o que reduz o risco de fitotoxidade, que também pode ser prejudicial à produtividade. Assegura, ainda, a cobertura completa de folhas do baixeiro e ponteiro, graças à tecnologia que define partículas menores, potencializando a distribuição dos ativos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.