CI

Demanda e preços em alta no Fipronil

Importações devem aumentar significativamente pela alta dos preços


“Apesar das baixas doses aplicadas, as importações do fipronil somaram US$ 99 milhões e USD 126 milhões, em 2016 e 2017, respectivamente. Para as próximas importações espera-se que o total importado aumente significativamente em função da alta sem igual dos preços”. As informações são da AllierBrasil Consulting, que elaborou um extenso levantamento de dados referentes as importações de todos os produtos agroquímicos no País.

De acordo com a Consultoria de registro de produtos e do agronegócio, o no caso do fipronil, esse estudo indica que o mercado é muito maior do que o estimado até então. “Chama atenção os preços FOB/kg das importações de alguns países diferentes da China, que chegam a ser mais que o dobro, quando comparados aos preços da China”, comenta o engenheiro agrônomo e diretor da consultoria AllierBrasil, Flavio Hirata.

“Estas diferenças tão expressivas dos preços poderiam indicar que os preços praticados no campo ainda permitem razoável lucratividade levando-se em conta os volumes das importações a preços extremamente superiores aos da China. Isto, porém, é bastante controverso, haja vista a estreita margem em toda a cadeia de distribuição”, projeta o especialista.

Do grupo químico neonicotinoide, o fipronil está listado na reavaliação ambiental promovida pelo Ibama, que junto à Anvisa e o Ministério da Agricultura são os órgãos responsáveis pelo registro de agroquímicos. “Em breve, a partir do início da reavaliação, os processos de registros de fipronil devem ser paralisados, como aconteceu com o imidacloprido, tiametoxam e clotianidina. Prevê-se que após a conclusão da reavaliação os seus usos serão bastante restringidos”, conclui.

Leia o artigo artigo do especialista na íntegra: Fipronil, preços em alta- sem margem na cadeira de distribuição

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.