CI

Estudo avalia uso de pesticidas na Europa

Em 70% dos solos convencionais foram detectadas misturas de até 16 resíduos


Foto: Divulgação

Os pesticidas são utilizados na agricultura europeia há mais de 70 anos e já é necessário monitorizar a sua presença, níveis e efeitos na qualidade e nos serviços dos solos europeus para estabelecer protocolos de utilização e aprovação de novos produtos fitossanitários, indicou um relatório feito pela Universidade de Córdoba. 

Nesse cenário, na tentativa de resolver este problema, uma equipe liderada pelo prof. A Dra. Violette Geissen da Universidade de Wageningen (Holanda) analisou 340 amostras de solo de três países europeus para comparar a distribuição do conteúdo do coquetel de pesticidas em solos sob práticas agrícolas orgânicas e solos sob práticas convencionais. 

As amostras de solo foram obtidas de dois locais de estudo de caso na Espanha, um local de estudo de caso em Portugal e um local de estudo de caso na Holanda. Estas abrangiam quatro das principais culturas europeias: produtos hortícolas e laranjas (em Espanha), uvas (em Portugal) e produção de batata (nos Países Baixos). As análises químicas revelaram que o teor total de pesticidas em solos convencionais era entre 70% e 90% maior do que em solos orgânicos, embora estes últimos também contivessem resíduos de pesticidas. 

Embora em 70% dos solos convencionais tenham sido detectadas misturas de até 16 resíduos por amostra, apenas um máximo de cinco resíduos diferentes foram encontrados em solos orgânicos. os resíduos encontrados mais frequentemente e em maior quantidade foram os herbicidas Glifosato e Pendimetalina. As amostras foram recolhidas entre 2015 e 2018, uma vez que não ocorreram grandes alterações ao nível da gestão, são indicativas da situação atual e provavelmente de outras zonas agrícolas da UE. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.