Europa revisará resíduos do glifosato

MUNDO

Europa revisará resíduos do glifosato

"O presente parecer fundamentado substitui a versão anterior publicada"
Por: -Leonardo Gottems
869 acessos

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) recebeu da Comissão Europeia um mandato para atualizar sua revisão anterior dos níveis máximos de resíduos (LMR) existentes para o glifosato levando em consideração dados adicionais que foram erroneamente omitidos no relatório de avaliação que apoia a revisão original do LMR.  

Esses dados adicionais foram avaliados pelo Estado-Membro relator (RMS), Alemanha, e disponibilizados à EFSA em uma adenda. Com base na avaliação dos dados gerais disponíveis, foram apresentadas propostas de LMR e foi realizada uma avaliação de risco do consumidor. 

Embora nenhum risco aparente para os consumidores tenha sido identificado, faltavam algumas informações exigidas pela estrutura regulatória. A avaliação de risco do consumidor é considerada apenas indicativa e algumas propostas de LMR derivadas da EFSA ainda exigem uma análise mais aprofundada pelos gerentes de risco. 

“Esta versão revisa os LMRs derivados e as lacunas de dados identificadas na primeira versão do parecer fundamentado. Alguns dados adicionais foram disponibilizados pelo Estado-Membro relator à EFSA numa adenda apenas após a publicação do parecer fundamentado. Para evitar confusão, a versão mais antiga e a revisada estarão disponíveis no EFSA Journal. O presente parecer fundamentado substitui a versão anterior publicada em 2018”, diz a entidade em seu site oficial. 

Para efeitos desta revisão, a EFSA baseou-se principalmente no seu parecer fundamentado anterior sobre o glifosato e na adenda preparada pelo RMS (Alemanha). Além disso, durante o período de comentários, dados adicionais foram enviados pela França no formato de um relatório de avaliação. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink