CI

Ferrugem da soja desenvolve resistência às carboxamidas

Descoberta feita pelo FRAC Internacional


Foi detectada uma mutação no fungo Phakopsora pachirhyzi, causador da ferrugem asiática, que o está tornando menos sensível aos fungicidas do grupo das carboxamidas (SDHI). A descoberta foi feita pelo FRAC Internacional (Fungicide Resistance Action Committee) através de monitoramento em lavouras brasileiras de região com alta pressão da doença e uso intenso destes produtos.

A Fundação MT (Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso) expressou “muita preocupação” ao divulgar o problema. A entidade afirma que tem observado em seus campos experimentais, principalmente na safra 16/17, “casos de menor eficácia das carboxamidas no controle da ferrugem asiática”.

No entanto, a Fundação MT se mostra cautelosa e ressalta que aguardo o término do levantamento de todos os dados e as recomendações finais: “Por enquanto, seria precipitado afirmar que qualquer resultado ‘diferente’ das carboxamidas fosse devido a esta mutação. Independentemente dos resultados que virão, a Fundação MT reitera a constante necessidade de se fazer o manejo integrado de doenças na cultura da soja, com o intuito de diminuir a possibilidade de surgimento da resistência do fungo a quaisquer fungicidas, através das recomendações amplamente divulgadas pela Empresa ao longo dos últimos anos”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.