Géis liberam pesticidas de forma controlada
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Pixabay

PESQUISA

Géis liberam pesticidas de forma controlada

Pesquisa é inovadora
Por: -Leonardo Gottems
16 acessos

Uma equipe coordenada por Santiago V. Luis e Belén Altava, do Departamento de Química Inorgânica e Orgânica da Universitat Jaume I, publicou um artigo abrangente que inclui a preparação de uma série de compostos que, em pequenas quantidades, são capazes de formar géis com grande variedade de substâncias líquidas e, especificamente, com substâncias ativas, ou seja, substâncias com propriedades pesticidas, aromatizantes e fragrantes, entre outras. 

O professor Santiago V. Luis afirma que o estudo comprovou que “a formação desses géis leva a uma liberação lenta dessas substâncias ativas no meio onde serão aplicadas, o que significa um controle eficiente da quantidade liberada e uma extensão considerável do tempo de ação após a aplicação. " Os estudos físico-químicos fundamentais desses sistemas têm sido realizados com o limoneno, uma substância derivada da fruta cítrica com inúmeras propriedades e aplicações. 

Uma propriedade importante dessas substâncias, explica o professor, é que "de acordo com seu desenho estrutural, sua biodegradação leva à formação de substâncias de origem natural e inócua, o que reduz consideravelmente o impacto ambiental de seu uso". 

Ao mesmo tempo, uma segunda propriedade de interesse, destaca Santiago V. Luis, "é que eles são capazes de formar géis mesmo com líquidos contendo uma mistura complexa de substâncias ativas, o que muitas vezes é um objetivo muito complicado." Isso foi comprovado pela formação de géis que permitem a liberação controlada de diferentes fragrâncias complexas comercializadas por uma empresa valenciana como a Mercadona. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink