CI

Menor intervalo na aplicação de fungicidas vai aumentar custos

Aprosoja prevê eficiência maior nos produtos mantidos em reavaliação


A aplicação de fungicidas para controle da ferrugem na soja foi reduzido de 21 dias para 14 dias em todo o território brasileiro por orientação da Comissão Técnica de Reavaliação de Fungicidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para a Associação de Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja), a mudança resultará em aumento de custo, visto que apenas 26 dos 100 produtos antes disponíveis estão ainda indicados para combater a doença.

“A comissão verificou que existiam fungicidas com intervalo de aplicação de 21 dias, mas com a eficácia menor observada nas últimas safras em função da resistência do fungo aos produtos, o controle da ferrugem asiática estava comprometido. Os custos irão aumentar um pouco, mas os fungicidas registrados agora terão sua eficácia garantida no combate à doença, quando aplicados conforme recomendação da bula”, explica Roseli Giachini, 2ª vice-presidente Norte da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e coordenadora da comissão de Defesa Agrícola.

Roseli Giachini é representante da Aprosoja na Comissão Técnica de Reavaliação de Fungicidas. O grupo também foi formado por representantes da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e pelo Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Fungicidas (FRAC-BR).

“A participação da Aprosoja foi fundamental na avaliação destes produtos porque nós, produtores rurais, estamos diariamente nas lavouras e verificamos diretamente se os fungicidas estão ou não controlando a doença no campo”, avalia a diretora da associação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.