CI

Microrganismos podem combater gafanhotos

Vírus, bactérias e fungos atuam contra pragas nas lavouras


Foto: Pixabay

Os gafanhotos vem tirando o sono de produtores. Isso porque têm poder devastador, podendo comer até 100% do seu peso corporal em folhas, por dia. A resposta contra esses insetos pode vir da própria natureza, com bioinseticida fabricado a partir de uma espécie de fungo.

O Metarhizium acridum é um dos membros da coleção microbiana da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). O fungo tem grau de letalidade em gafanhotos de 80%. Em testes de campo realizados no Mato Grosso com o gafanhoto Rhammatocerus schistocercoides, as ninfas (gafanhotos jovens que ainda não conseguem voar) não resistiram ao ataque desse fungo. 

Os fungos são transformados em bioinseticidas em uma biofábrica. Depois é pulverizado nas lavouras atingindo as ninfas. Na prática, o processo se dá porque os esporos produzidos pelo fungo conseguem germinar sobre o corpo do gafanhoto e, posteriormente, penetram no interior dele, o que resulta na morte do inseto.   
 
  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.